A seleção de Portugal enfrentou Luxemburgo, neste domingo (26), fora de casa, pela 2ª rodada das Eliminatórias da Eurocopa. Com uma atuação muito consistente na primeira etapa, os portugueses conseguiram construir o placar e ampliaram na segunda etapa. A vitória por 6 a 0 teve gols de Crisitano Ronaldo (2x), Bernardo Silva, João Félix, Otávio e Rafael Leão.
Na escalação para o jogo, o técnico Roberto Martínez manteve boa parte da formação que já havia atuado na estreia das Eliminatórias da Eurocopa. A grande novidade foi a presença de Diogo Dalot na lateral direita. Pelo lado de Luxemburgo, a formação também foi bastante semelhante à que empatou sem gols diante da Eslováquia, na estreia.
PRIMEIRO TEMPO:
No começo da partida, a seleção portuguesa tinha o total controle do jogo e se mantinha no campo de ataque, embora não tivesse tantas chances. A primeira finalização foi de Luxemburgo, quando Rodríguez arriscou de fora da área, mas mandou pra fora.
Até que aos nove minutos, Portugal marcou o primeiro. Depois de cruzamento de Bruno Fernandes pela direita, a bola foi na segunda trave para Nuno Mendes. O lateral escorou de cabeça e Cristiano Ronaldo escorou de perna esquerda para o gol, abrindo o placar: Portugal 1 a 0. Aos 15, outro gol português. Desta vez quem cruzou foi Bernardo Silva e João Félix apareceu para cabecear: Portugal 2 a 0.
Aos 18 minutos, em outra jogada de bola aérea veio outro gol português. João Palhinha lançou na medida para o ataque, Bernardo Silva apareceu com liberdade e cabeceou para marcar o terceiro gol: Portugal 3 a 0. Aos 31 minutos, Bruno Fernandes conseguiu grande passe para furar o bloqueio defensivo de Luxemburgo e deixou Cristinao Ronaldo na boa. O atacante finalizou na saída do goleiro e marcou mais um: Portugal 4 a 0.
SEGUNDO TEMPO:
Na volta para o segundo tempo, a seleção de Luxemburgo voltou com três mudanças e teve a primeira finalização. Thill fez jogada individual e chutou, mas Rui Patrício defendeu. Portugal passou então a tomar conta do jogo e a estar presente no ataque, embora não criasse grandes oportunidades de gol.
Antes dos 20 minutos, o técnico Roberto Martínez resolveu mexer em sua equipe e mandou a campo Gonçalo Ramos e Rúben Neves; Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva saíram. Sem muitas mudanças em relação à atuação da equipe, Martínez ainda mandou a campo Rafael Leão e Otávio. Os jogadores, aliás, criaram a jogada do quinto gol.
Aos 32, Nuno Mendes desceu em velocidade pela esquerda e tocou para Rafael Leão cruzar na boa para Otávio. Com uma cabeçada de categoria no canto direito, o jogador marcou o quinto gol português na partida: Portugal 5 a 0.
O sexto gol quase saiu em cobrança de falta. Rúben Neves cobrou com muita categoria e força, mas a bola acabou explodindo na trave. Aos 39, Rafael Leão fez jogada individual pela esquerda e foi derubado na área, pênalti. O próprio Rafael Leão bateu no canto direito, mas o goleiro Moris fez grande defesa. Aos 43, o atacante se redmiu. Em jogada individual, Rafael Leão invadiu a área, tirou a marcação e bateu no canto: Portugal 6 a 0 e placar final.
COMO FICA:
Portugal chega agora aos seis pontos conquistados no grupo J das Eliminatórias da Eurocopa e está na liderança. A equipe tem dez gols marcados e nenhum sofrido. Luxemburgo, por sua vez, tem apenas um ponto. A seleção portuguesa volta a campo somente no próximo dia 17 de junho, quando enfrenta a Bósnia, pela 3ª rodada das Eliminatórias da Eurocopa. Luxemburgo também joga no mesmo dia e terá pela frente Liechtenstein.