Na última quinta-feira (10), o técnico Fernando Santos, de Portugal, confirmou a lista dos 26 jogadores que vão defender a seleção do país na disputa da Copa do Mundo do Catar. Dentre os selecionados, três nasceram no Brasil, mas escolheram se naturalizar para defender a Seleção Portuguesa. Desta forma, a Copa do Mundo do Catar será a quinta consecutiva em que Portugal vai contar com pelo menos um jogador brasileiro em seu elenco.
A história começou em 2006, quando o meia Deco, então jogador do Barcelona, foi chamado para participar da Copa do Mundo que foi disputada na Alemanha. O jogador, que nasceu em São Bernardo do Campo, em São Paulo, atuou em quatro partidas naquele Mundial e marcou um gol. Deco foi o primeiro brasileiro a disputar uma Copa do Mundo por Portugal, mas não foi pioneiro em defender a seleção europeia.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Antes dele, outros dois jogadores que nasceram no Brasil já haviam defendido Portugal, embora nunca tenham participado de uma Copa do Mundo. O primeiro deles foi o zagueiro Lucio Soares, que nasceu em Manhuaçu, em Minas Gerais. O defensor atuou pelo Sporting entre 1959 e 1964, acumulando convocações para a seleção. Após isso, o feito foi repetido pelo meia Celso Matos, nascido no Rio de Janeiro. O jogador passou por Boavista e Porto, tendo encerrado sua carreira no Goiás, em 1980.
A história de brasileiros defendendo Portugal na Copa do Mundo começou em 2006 e teve sequência nas edições seguintes do Mundial. Em 2010, na África do Sul, eram três brasileiros na lista final da Seleção Portuguesa, o mesmo número de representantes para a Copa do Mundo do Catar. O curioso daquela edição do Mundial é que Portugal enfrentou o Brasil e o empate por 0 a 0 teve apenas a presença do zagueiro Pepe. Deco e Liédson (nascido em Cairú, na Bahia), os outros dois brasileiros convocados, não atuaram naquele jogo.
Em 2014 e 2018, nos Mundiais disputados no Brasil e na Rússia, respectivamente, Portugal contou com apenas um brasileiro na convocação final. Novamente coube ao zagueiro Pepe, nascido na cidade de Maceió, em Alagoas, ser o representante brasileiro nessas duas Copas do Mundo. Para a disputa no Catar, o defensor foi mantido pelo técnico Fernando Santos e ganhou a companhia de outros dois jogadores nascidos no Brasil.
Um deles é Otávio, de 27 anos. Nascido em João Pessoa, na Paraíba, o jogador deu os seus primeiros passos como profissional defendendo o Internacional, em 2012. Em meados de 2014, Otávio acabou negociado com o Porto, clube que defende atualmente. Antes de se consolidar na equipe, o brasileiro ainda passou pelo Vitória de Guimarães.
A lista dos cinco jogadores nascidos no Brasil e que representaram Portugal numa Copa do Mundo fica completa com Matheus Nunes, de 24 anos. Nascido no Rio de Janeiro, o jogador jamais defendeu clubes brasileiros, tendo construído toda a sua base no futebol em Portugal, a começar pelo Ericeirense. Matheus Nunes chegou a recusar uma convocação do técnico Tite para a Seleção Brasileira e afirmou que seu desejo era defender Portugal. Depois de grande destaque pelo Sporting, o jogador atualmente defende o Wolverhampton, da Inglaterra.
Ainda há um outro jogador brasileiro que passou pela Seleção Portuguesa, mas não teve a oportunidade de disputar a Copa do Mundo. Este é o caso do atacante Dyego Souza, nascido em São Luis, no Maranhão. Boa parte da carreira do atleta foi no futebol português, aonde ele defendeu clubes como Nacional, Leixões, Marítimo, Braga e Benfica. Atualmente Dyego Souza está no Almería, da Espanha. Desta maneira são oito jogadores nascidos no Brasil que já tiveram a oportunidade de defender Portugal, sendo que cinco foram convocados para a Copa do Mundo.
Confira a lista de brasileiros que jogaram a Copa por Portugal:
2006: Deco
2010: Pepe, Deco e Liédson
2014: Pepe
2018: Pepe
2022: Pepe, Matheus Nunes e Otávio
Os oito jogadores brasileiros que já atuaram pela seleção portuguesa:
Lucio Soares (ex-zagueiro) – Manhuaçu (MG)
Celso Matos (ex-meia) – Rio de Janeiro (RJ)
Deco (ex-meia) – São Bernardo do Campo (SP)
Liédson (ex-atacante) – Cairú (BA)
Pepe – (zagueiro) – Maceió (AL)
Dyego Souza (atacante) – São Luis (MA)
Otávio (meia) – João Pessoa (PB)
Matheus Nunes (meia) – Rio de Janeiro (RJ)