Quem diria que Rogério, o atleta brasileiro com mais jogos na história da Libertadores da América, voltaria a sentir aquele frio na barriga causado por uma estreia. A partida entre Racing e Flamengo prevista para às 21h30 desta quarta-feira (24), será o pontapé inicial do atual campeão na fase mata mata da competição. Marca também a primeira aparição de Ceni como técnico no torneio continental.
O desafio desta noite colocará o Flamengo eternizado na história de Rogério Ceni. Será, independente do resultado, o clube em que disputou a primeira partida como técnico na Libertadores. Além dos recordes já conquistados nesta competição, o ex-goleiro pode, ainda, se igualar a Renato Gaúcho – único personagem brasileiro campeão da América como treinador e jogador.
Apesar de nunca ter atuado como técnico, não podemos falar sobre falta de experiência quando o assunto é Rogério Ceni e Libertadores. Com 90 participações, o ex-goleiro é o atleta brasileiro com mais jogos pela competição e o quinto no ranking geral.
TOP 5 ATLETAS QUE MAIS DISPUTARAM JOGOS EM LIBERTADORES
- Ever Hugo Almeida – 113 jogos
- Antony de Ávila – 94 jogos
- Vladimir Soria – 93 jogos
- Willington Ortiz – 92 jogos
- Rogério Ceni – 90 jogos
Com 14 gols, Rogério é o maior artilheiro do São Paulo em Libertadores – ao lado de Luis Fabiano. Em 2005, marcou duas vezes de falta contra o Tigres-MEX pelas quartas de final do torneio. Em fase mata-mata, aliás, o ex-goleiro anotou sete tentos.
Bem servido de experiência, o Flamengo ainda pode contar com a liderança de Rogério Ceni. Afinal, o ex-goleiro é o jogador que mais entrou em campo com a faixa de capitão no mundo: 980 jogos.
Se o Flamengo pode explorar a capacidade e o conhecimento de Rogério Ceni, o técnico também poderá esbanjar qualidade com o retorno de duas peças importantes: Filipe Luís e Gabigol. Assim, somente Rodrigo Caio segue como desfalque entre os titulares. Além do zagueiro, o artilheiro Pedro segue em tratamento no departamento médico.