Em reunião realizada nesta quinta-feira (17), a Premier League aprovou uma substituição adicional em suas partidas para situações de concussão.
Esta substituição extra poderá ser realizada caso um jogador esteja com suspeita ou receba diagnóstico de concussão pela equipe médica no atendimento em campo.
A aprovação do Campeonato Inglês ocorreu um dia após a International Board (IFAB), em reunião anual, autorizar esta regra em fase de testes a partir de janeiro de 2021.
A IFAB afirmou que esta medida evita que um jogador sofra outra concussão durante o jogo, prevenindo-o de consequências gravíssimas. Além disso, reduz a pressão da equipe médica para um atendimento rápido e pouco cuidadoso.
Todas as confederações e associações nacionais e internacionais devem se candidatar junto à IFAB e à FIFA antes do fim deste ano. Ainda hão há informações quanto às outras ligas, incluindo o Campeonato Brasileiro de 2020.
Clubes da Premier League novamente rejeitam cinco substituições
Em contrapartida, a maioria dos clubes da Premier League voltaram contra pela 3ª vez em relação à liberação das cinco substituições por jogo, adotada por praticamente todas as ligas importantes do futebol mundial.
Com isso, o Campeonato Inglês seguirá sendo o único dos cinco maiores ligas da Europa (La Liga, Bundesliga, Serie A, Eredivise) à manter as três substituições.
A IFAB renovou a regra das cinco substituições para competições nacionais até dezembro de 2021 e competições internacionais até 31 de julho de 2022 (antes da Copa do Mundo do Catar).
Ao menos, os clubes aprovaram o aumento da quantidade de jogadores no banco de reservas já a partir deste final de semana, subindo de 7 para 9.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.