Cruzeiro
Presentes do futuro: relembre a trajetória da base do Cruzeiro em 2023
Base da Raposa foi vitoriosa na temporada e obteve presenças importantes no profissional
— Continua depois da publicidade —
O ano de 2023 foi um momento de muitas lutas para o Cruzeiro, com grandes dificuldades em campo, na briga contra o rebaixamento. Mas, apesar dos momentos declinados no profissional, a equipe celeste viu uma presença recorrente pela base. As categorias dos Crias da Toca foram motivos de orgulho para o torcedor, com um ano vitorioso para os garotos, e uma presença constante de novas peças.
A PRIMEIRA PARTE DO ANO
O Sub-20, comandado pelo técnico Fernando Seabra, acabou tendo mais momentos variados. Na Copa São Paulo, a equipe superou o Grupo 10 com 100% de aproveitamento, e avançou até as oitavas de final, quando foi eliminado para o Sport. No Brasileirão da categoria, ficou de fora do mata-mata, terminando na 6ª posição do Grupo B.
O PERÍODO DE CONQUISTAS
O segundo semestre do sub-20 foi de grandes momentos e conquistas. No Campeonato Mineiro, avançou como líder com 34 pontos, chegou até a grande final após eliminar Betim e o rival Atlético, até superar a forte base do Coimbra Sports, em dois jogos eletrizantes. Poucos dias depois, a Raposa teria a final da Copa do Brasil, diante do Grêmio, onde conquistou o título nacional de forma inédita, se tornando o maior campeão nacional (Copa BR + Brasileirão) da categoria.
No foi somente o sub-20 que trouxe o orgulho dos títulos. Confira a lista com as principais conquistas do Cruzeiro na base em 2023:
- Mineiro Sub-20
- Copa do Brasil Sub-20
- Mineiro Sub-17
- Ibercup Sub-17
- Alcans Cup Sub-16
- Aldeia Cup Internacional Sub-16
- Mineiro Sub-14
+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
A PRESENÇA DOS GAROTOS NO PROFISSIONAL
Diversos destaque surpreenderam o Cruzeiro durante a temporada da base. O principal nome foi Fernando, artilheiro com 26 gols marcados. Henrique Silva foi quem mais trouxe assistências com 12 jogadas de auxílio ao gol. Outros nomes como Otávio, Japa, Robert e Gui Meira, foram dados como grandes promissores potenciais.
No profissional do Cruzeiro, após a demissão do técnico Zé Ricardo, Paulo Autuori assumiu o cargo provisório ao lado de Fernando Seabra. Com isso, para a reta final do Campeonato Brasileiro, na busca pela permanência, a nova comissão buscou ter uma presença maior dos atletas da base. Com o recesso do sub-20, seis atletas integraram o time: o zagueiro Ruan Santos, os meias Japa e Henrique Rodrigues, e os atacantes Robert, João Pedro e Luis Fernando.
Durante a temporada, destes seis nomes integrados, Robert e Japa foram os mais utilizados pela comissão técnica. O artilheiro Fernando acabou tendo apenas uma aparição. O grande momento aconteceu contra o Goiás, quando o próprio Robert marcou o gol da vitória na Serrinha, nos acréscimos da segunda etapa, no resultado que encaminhou a permanência celeste na Série A. Japa, em uma presença mais constante, contribuiu com uma assistência.