Geral

Presidente da CBF confirma proposta com perda de pontos para clubes em casos de racismo

Ednaldo Rodrigues sai da CBF (Foto: MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images)
Photo by MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images

Nesta quarta-feira (24), no Rio de Janeiro, acontece o 1º Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol. Durante o evento, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, confirmou a proposta envolvendo a retirada de pontos de times que estejam envolvidos em casos de racismo. Segundo o presidente, a medida visa com que esses crimes sejam combatidos e não tenham mais espaço no futebol brasileiro.

– Acredito que somente com pena desportiva diretamente ao clube o racismo e preconceito deixarão o futebol. Sou democrático e quero que essa pena seja discutida no tribunal. Para não dar a entender que estou dando uma canetada e sou ditador. Mas é importante mobilizar contra o racismo porque não há mais espaço para racista.

Para saber tudo sobre o Futebol Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram  e no Facebook.

Vale destacar que o evento contou com presenças ilustres e importantes. O cantor e ex-Ministro da Cultura, Gilberto Gil, foi um dos convidados de honra. Outras presenças importantes foram o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, entre outros.

Sobre a medida de punição, como destacou o presidente da CBF, a ideia será levada ao Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro, formado por todos os clubes do Brasileirão. Outra medida é a adesão de mensagens antirracistas nas partidas de competições organizadas pela CBF. Isso irá começar já nesta quarta-feira, nos duelos da semifinal da Copa do Brasil.

Para finalizar, Ednaldo Rodrigues também falou sobre a importância do evento, sendo uma iniciativa histórica e ‘uma forma mais profunda o combate ao racismo’. 

– O evento é um marco para o início de uma série de iniciativas que vão discutir de uma forma mais profunda o combate ao racismo e à violência no futebol. É um gesto histórico para dar um basta contra o racismo e a ignorância no futebol. Além do evento, vamos fazer uma série de ações nos estádios nesta semana para conscientizar o torcedor. Chega de discriminação.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo