Futebol Internacional

Presidente da La Liga quer punição severa para casos de racismo

Foto: OSCAR DEL POZO/AFP via Getty Images

O presidente da LaLiga, Javier Tebas, convocou uma entrevista coletiva de emergência, nesta quinta-feira (25), para destacar as ações que a entidade vai tomar com relação aos casos de racismo no futebol espanhol. A pressão sobre a LaLiga ficou bastante insustentável por conta de mais uma vez o brasileiro Vinícius Júnior ter sido alvo de insultos racistas em um jogo da competição nacional. Tebas reforçou que a entidade luta contra todo tipo de preconceito e destacou ainda que a LaLiga vai tomar medidas mais enérgicas.

— Aqui lutamos contra qualquer insulto, seja racista ou homofóbico. Lembro-me de gritar no passado contra outros jogadores e foi assim que começou uma batalha que vencemos. Tive que ter uma escolta por muito tempo. Isso teve seu custo. Então é algo que já começou anos atrás. Os poderes no campo disciplinar são da RFEF (Federação Espanhola de Futebol), não da LaLiga — disse Tebas.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O presidente da LaLiga falou também que casos de racismo são intoleráveis e a entidade tem sempre buscado avançar para coibir e punir os criminosos. Javier Tebas falou um pouco mais sobre o motivo de Vinícius Júnior ser um alvo tão frequente e destacou que a entidade vem buscando meios para uma punição mais profunda.

— Não concebo o racismo. Entendo que o Vinícius esteja frustrado, não entende da competição. Estamos muito atentos a essa luta e o jogador está sendo alvo desses insultos porque é um grande jogador. Estou preocupado e vamos trabalhar para encontrar uma solução. Futebol não é racista. É um golpe que recebemos e vamos trabalhar para recuperar a reputação que podemos ter perdido. Vamos lutar contra esse revés — disse Tebas, em seguida falando sobre as punições.

— O protocolo é a conduta que deve ser tomada pelas autoridades esportivas, que são os árbitros. O que existe é bom. Na Espanha, a sanção de tirar pontos não existe como na Inglaterra. Seria bom pensar sobre esta medid. Parecia que estávamos avançando no caminho certo, mas precisamos de mais velocidade. Sou a favor de punições rídigas. A imagem fica prejudicada se as medidas não forem tomadas — finalizou Tebas.

A expulsão de Vinícius Júnior contra o Valencia foi anulada pelo comitê disciplinar da Federação Espanhola e o atleta teria condições de enfrentar o Rayo Vallecano. No entanto, devido a um incomodo muscular, Vini foi poupado pelo técnico Carlo Ancelotti. Apesar disso, o jogador foi homenageado por todo o Santiago Bernabéu durante o jogo que terminou em vitória do Real Madrid por 2 a 1.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo