Cruzeiro

Presidente do Cruzeiro se pronuncia após vazamento do contrato da SAF com Ronaldo

Foto: Divulgação/ XP Investimentos

O presidente da associação Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, se pronunciou oficialmente após o vazamento do documento de intenção de compra da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) da Raposa, na manhã desta quarta-feira (23). Segundo ele, o contrato divulgado representava o início dos entendimentos entre as partes e não o acordo final.

O mandatário celeste destacou que as negociações precisavam ser feitas de forma imediata, já que o clube possuía débitos essenciais (salários e Fifa) que precisavam ser acertados. Além disso, o aporte por parte de Ronaldo Fenomêno só poderia ser feito em caso de assinatura do contrato, o que de fato foi feito no dia 18 de dezembro.

Sérgio também reinterou que os termos do documento já sofreu muitas modificações em relação ao que foi divulgado. Um desses fatores, por exemplo, foi o pagamento da dívida tributária, entre outros pontos.

Leia também: ‘O melhor em campo é o Cruzeiro’, comenta Willian Oliveira após vitória contra Athletic

De acordo com o presidente, apesar das mudanças, as claúsulas do contrato ‘final’ serão debatidas na assembleia do dia 4 de abril, onde haverá uma apresentação completa sobre o acordo e espaços para perguntas. Sérgio confirmou que Ronaldo também participará do encontro.

Confira na íntegra:

“Em relação à reportagem feita pelo jornalista da Globo, baseada em um Documento Preliminar que representava o início dos entendimentos entre Cruzeiro e Ronaldo, portanto não o contrato final, vale esclarecer:

i) surpreende o acesso ao documento pois poucas pessoas envolvidas na operação tinha acesso a ele. O motivo da confidencialidade nunca foi esconder nada, mas justamente preservar um negócio sujeito a alterações já que, repito, se tratava de um início de entendimento;

ii) como explicado reiteradas vezes, nossa negociação precisava de mais urgência já que tínhamos débitos essenciais – salários e FIFA – que precisavam ser pagos e o aporte só poderia ser feito com a assinatura de documento que desse um mínimo de lastro e conforto para o investidor;

iii) o principal ponto: como se trata de início de entendimento, a reportagem acabou se baseando em um documento que já está muito modificado após conversas entre as partes; percebe-se, por exemplo, que nele nada é falado do pagamento da dívida tributária; assim como essa cláusula, várias outras mudaram depois e no contrato definitivo estarão regidas de forma diferente;

iv) obviamente, as cláusulas do documento final serão todas debatidas na assembleia do dia 4/4, oportunidade em que será feita uma apresentação completa sobre a negociação e haverá espaço para perguntas. Inclusive, diante da importância do tema, deveremos ter a presença do próprio Ronaldo para tranquilizar os Conselheiros quanto ao projeto proposto ao Cruzeiro.

Sendo assim, pedimos novamente que quem tiver dúvidas que nos procure diretamente que seguiremos à disposição para esclarecer tudo, assim como o Conselho Fiscal foi atendido imediatamente em seu pleito.

Não há qualquer motivo para que se esconda qualquer aspecto desse negócio. Nosso compromisso é e sempre foi com o Cruzeiro, de forma transparente, apenas respeitando a confidencialidade inicial que, reitero, existe exatamente para evitar situações como essa, em que uma análise é feita com base em um documento que não será o termo final e acaba criando polêmica desnecessária em meio a um período tão importante pra nós no âmbito desportivo.

Contamos com vocês

Abraço,

Sérgio Santos Rodrigues”

XP Investimentos também comenta o fato

A XP investimentos também se posicionou. A empresa confirmou o que foi dito por Sérgio Santos Rodrigues e reiterou que o contrato final ainda não foi elaborado, com o documento vazado, desatualizado. Confira a nota da XP:

“O jornalista teve acesso a uma proposta ainda preliminar, portanto tira as suas conclusões com base em um material desatualizado, ‘vazado’ exclusivamente, e de forma ilegal por quem o enviou ao repórter, com o único objetivo de tumultuar as negociações.

O contrato definitivo de compra e venda do SAF do Cruzeiro Esporte Clube ainda não foi elaborado e todas as cláusulas de proteção ao clube estarão inseridas antes da conclusão do negócio. Inclusive, por exigência do Conselho, essas mesmas cláusulas de proteção serão apresentadas em Assembleia, na qual deverão ser aprovadas”

Cláusulas do contrato vazadas

Três meses após assinatura de contrato de intenção de compra da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) da Raposa por parte de Ronaldo, as claúsulas do documento foram vazadas à público e mostram um mostram um favorecimento ao ex-jogador, em detrimento ao clube. Conselheiros celestes demonstram insatisfação com os termos do acordo.

O acesso ao documento, que descreve os deveres e obrigações de ambas as partes, foi feito pelo GE. O ativo que está sendo negociado é o futebol profissional e de base do Cruzeiro. Entretanto, recentemente, o ex-jogador pediu a inclusão dos centros de treinamentos (Toca I e II) para a SAF.

Confira os principais pontos do contrato:

  • O Fenomêno tem como obrigação, aportar R$ 50 milhões na negociação; o ex-jogador está liberado de injetar os R$ 350 milhões restantes, mesmo que as receitas da SAF sejam baixas;
  • Ronaldo tem o poder de obrigar a associação a recomprar a SAF pelo mesmo valor que investiu, caso entenda que todas as ações para reestruturar o clube financeiramente não foram tomadas;
  • O pagamento das dívidas partirá de uma regularização e venda, por parte da associação, dos imóveis pertencentes a ela: Sede Campestre, sede social do Barro Preto e sede adminstrativa;
  • O contrato conta com seis “condições suspensivas” para proteger os interesses de Ronaldo na negociação, mas nada que resguarde a associação;
  • O documento inclui a transferência de toda as atividades relacionadas ao futebol, assim como a exploração econômica da marca Cruzeiro. Entretanto, não há previsto um pagamento adicional.

O ponto que causa descontentamento por parte dos conselheiros e que podem destacar um favorecimento ao comprador é que, nas cláusulas do contrato, apenas Ronaldo é “contemplado”, sem o mesmo resguardo para os interesses da associação.

As condições da negociação foram feitas por Pedro Mesquita, diretor da XP Investimentos, empresa contrata para auxiliar o Cruzeiro na busca por novo proprietário e o presidente da associação civil, Sérgio Santos Rodrigues.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo