Atuando no estádio Heriberto Hülse desde 2019, o projeto Recicla Junto, idealizado pela Cristalcopo, patrocinadora do Criciúma, promove ações sustentáveis em dias de jogos. Nesta temporada, entre plástico, papel e vidro, 15.191 toneladas de resíduos foram retirados do local, ao longo das partidas do Tigre no Campeonato Brasileiro na Série A.
Em relação ao ano passado, foi registrado um crescimento de 60% de resíduos reciclados pelo projeto. Em 2023, ano em que o Tigre disputou a Série B do Brasileirão, foram 12.848 toneladas recicladas.
Com a colaboração de uma cooperativa de catadores, o Recicla Junto realiza as ações e a coleta de lixo no Heriberto Hülse. O movimento não acontece somente dentro do estádio, mas também em todo o entorno.
– É muito gratificante superar os números da última temporada e ver que nossos esforços e todo o trabalho que está sendo feito junto do Criciúma, iniciado há cinco anos, está trazendo resultados positivos. O Recicla Junto tem como objetivo transformar a partir do exemplo, e contribuir de forma prática para a economia circular – comemora Augusto Freitas, CEO da Cristalcopo.
A ação “Torcida Unida pela Sustentabilidade” conecta esporte e consciência ambiental. Nos dias de jogos, na entrada do estádio, os torcedores receberam sacolas para depositar os seus resíduos, que eram deixados nas arquibancadas e recolhidos pela equipe de recicladores da Acafor, que garante a destinação correta, garantindo a reciclagem.
Promovendo hábitos positivos, o projeto causa impacto, especialmente entre as crianças, que incentivam os pais a participar, e estimula a educação ambiental. Uma mudança de comportamento foi observada quando os torcedores passaram a pedir as sacolas espontaneamente, contribuindo de maneira ativa com os propósitos do projeto Recicla Junto.