Mais Esportes

Projeto social leva skate e judô para mais de 600 crianças e adolescentes em Minas e Bahia

Divulgação

A um ano do início dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, a organização social De Peito Aberto deu início ao projeto Esportes Olímpicos para Todos. A iniciativa vai beneficiar crianças e adolescentes de diferentes regiões do Brasil com aulas gratuitas de judô e skate, modalidades que fazem parte do programa olímpico.

Confirmado pela segunda vez na Olimpíada, o skate teve a sua primeira participação na edição de Tóquio, programada para 2020 e realizada em 2021 por conta da pandemia. Com o sucesso de Rayssa Leal, a Fadinha, medalha de prata no Japão, a modalidade é uma das preferidas das crianças e adolescentes do projeto.

As aulas de skate  terão início já neste mês de agosto. Quatro municípios receberão as aulas: Mário Campos, em Minas Gerais, e Lauro de Freitas, Pojuca e Catu, na Bahia. Ao todo, mais de 300 crianças e adolescentes serão beneficiados.

Presente no programa olímpico desde 1964, o judô é sempre esperança de medalhas para o Brasil. A judoca Rafaela Silva, ouro nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, é referência para muitos jovens que praticam o esporte. A história da atleta também teve início graças ao apoio de uma instituição social.

No projeto, mais de 350 crianças e adolescentes terão acesso às aulas de judô. As cidades mineiras de Lagoa Santa, Matozinhos, São José da Lapa e Mário Campos passarão a ter atividades na modalidade.

“O esporte tem o poder transformador. Com o projeto, temos a oportunidade de contar novas histórias e mudar a realidade de muitas crianças que têm interesse, mas não sabem por onde começar”, explica Wenceslau Teixeira, diretor-presidente da De Peito Aberto. 

Além da estrutura profissional para a realização das atividades, as crianças também recebem todo o material esportivo para a prática esportiva.

Em 2023, a De Peito Aberto completou 17 anos de atuação. A organização social tem como objetivo contribuir com a educação e incentivo ao esporte e já beneficiou mais de 60 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica no País.

Além da experiência em planejar e executar projetos, a instituição busca identificar estruturas públicas para aplicar atividades educacionais e esportivas através da sua metodologia diferenciada, que consiste na aprendizagem motora, tática e socioambiental com abordagens específicas para cada faixa etária.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo