Copa América

Protagonistas na decisão, Neymar e Messi já se enfrentaram cinco vezes, com vantagem para o argentino

A decisão da Copa América colocará frente a frente os dois melhores jogadores do continente nos últimos 10 anos. De um lado, Lionel Messi, do outro, Neymar, craques e camisas 10 de Argentina e Brasil na grande final deste sábado, no Maracanã. O mérito da vitória ou o estigma do fracasso estarão sobre eles após o apito final. Portanto, muita coisa está em jogo.

Para Messi a vitória representa a redenção de levantar a primeira taça pelo seu país, após perder quatro decisões. De quebra, encerra um longo jejum da Argentina, que não conquista um título desde 1993, quando ganhou a própria Copa América. Já para Neymar, vale a consolidação de craque de sua geração, que conquistou a Copa América de 2019 sem a presença do camisa 10 do PSG. Além disso, vencer Messi dará moral para o brasileiro pleitear a coroa de Rei da América, que pertence ao argentino.

Por se tratar de Brasil e Argentina, o favoritismo nunca é unânime. Ao analisarmos o histórico do confronto entre Messi e Neymar, a paridade fica mais latente, já que o argentino possui uma ligeira vantagem sobre o brasileiro. Em cinco jogos em que os craques se enfrentaram, Messi venceu três, mas Neymar triunfou nos últimos dois. O argentino soma seis gols, enquanto o brasileiro marcou um e deu duas assistências:

1º jogo: Brasil 0 x 1 Argentina – Messi decidiu no fim

Em amistoso em Doha, no Qatar, em novembro de 2010, a Argentina venceu por 1 a 0, com Messi marcando no fim da partida. Neymar foi substituído aos 32 minutos do segundo tempo.

2º jogo: Barcelona 4 x 0 Santos – Baile do Barcelona e show do Messi

Sem dúvida a final do Mundial de Clubes de 2011 entre Barcelona e Santos é o confronto mais lembrado quando se trata de Messi e Neymar. O argentino fez dois gols e sua equipe goleou por 4 a 0.

Pelo Santos, Neymar perdeu o Mundial de Clubes para o Barcelona, de Messi. (Foto: Divulgação/Fifa)

3º jogo: Argentina 4 x 3 Brasil – Hat-trick de Messi

Em mais um amistoso, só que em Nova Jersey, nos EUA, a Agentina venceu o Brasil por 4 a 3, em junho de 2012. Messi fez três gols na partida, enquanto Neymar deu uma assitência.

4º jogo: Brasil 2 x 0 Argentina – Neymar vence a primeira

Em novo amistoso, em Pequim, na China, o Brasil levou a melhor e venceu a Argentina por 2 a 0, primeira vitória de Neymar sobre Messi, que ainda teve um pênalti defendido pelo goleiro Jefferson.

5º jogo: Brasil 3 x 0 Argentina – Neymar marca e comanda vitória

O último duelo entre os craques aconteceu no Mineirão, em novembro de 2016, pelas Eliminatórias do Copa do Mundo da Rússia. O Brasil venceu a Argentina por 3 a 0 e Neymar deu um show, marcando pela primeira vez em um jogo contra o Messi e ainda contribuindo com uma assitência.

Neymar e Messi no Mineirão, no último duelo entre os craques. Na ocasião, o brasileiro brilhou. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo