Campeonato Brasileiro

Próximo do título, Palmeiras terminará Brasileirão com pontuação menor do que quando ficou em terceiro lugar

Palmeiras está muito perto de ser campeão brasileiro (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Em 2019, Verdão fez 74 pontos, dois a mais do que pode fazer agora

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

O Palmeiras está muito próximo de conquistar seu 12º título brasileiro, podendo até perder para o Cruzeiro nesta quarta-feira (6), no Mineirão. Porém, é claro que uma vitória fecharia a campanha com chave de ouro, terminando com 72 pontos – curiosamente, são dois pontos a menos do que quando a equipe terminou em terceiro lugar, há quatro anos atrás.

O ano era 2019, e o estádio e o adversário era o mesmo. Pela última rodada do Brasileirão, o Verdão venceu, por 2 a 0, o Cruzeiro, que foi rebaixado para a Série B pela primeira vez naquele dia. Desta vez, a Raposa eliminou as probabilidades de queda na penúltima rodada, ao empatar com o Botafogo no último domingo (3) – resultado que ajudou o Alviverde, inclusive.

Com gols marcados por dois atletas que permanecem no elenco, Zé Rafael e Dudu, a equipe que teve três treinadores diferentes naquela edição, terminou o torneio com 74 pontos, 21 vitórias, 11 empates e seis derrotas. Durante o primeiro turno, Felipão foi o técnico alviverde, sucedido por Mano Menezes, demitido na antepenúltima rodada. Nas duas últimas, Andrey Lopes, mais conhecido como “Cebola”, dirigiu o time.

Portanto, o máximo que a equipe que deverá ser campeã nesta quarta-feira (6) chegará será 72 pontos, dois a menos do que naquela ocasião, quando o time terminou com a mesma pontuação do vice-campeão Santos, porém com uma vitória a menos. No total, foram 21 vitórias, que é o que o Verdão pode chegar em caso de vitória, e seis derrotas, duas a menos do que o time possui atualmente.

O saldo de gols foi parecido, 29, contra 31 de agora, e o número de gols marcados também – 61 de 2019 contra 63 de 2023. Na ocasião, o Palmeiras terminou com saldo superior ao do Peixe, mas, como no Brasil o primeiro critério de desempate é a quantidade de vitórias, ficou em terceiro. Naquela edição, o Flamengo, comandado por Jorge Jesus, sobrou e conseguiu a melhor campanha da era dos pontos corridos do Brasileirão – 90 pontos.

+Virtual campeão: Veja como o Palmeiras ainda pode perder o título do Brasileirão na última rodada

Agora em 2023, com um campeonato extremamente equilibrado na parte de cima da tabela, as pontuações dos melhores times será mais baixa. Atlético-MG e Flamengo, por exemplo, podem chegar no máximo a 69 pontos, o que ainda seriam cinco pontos a menos do que os segundo e terceiro colocados de 2019 tiveram.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Com uma arrancada impressionante, tendo oito vitórias nas últimas dez rodadas, o Palmeiras ultrapassou Red Bull Bragantino, Grêmio, Flamengo e o então líder Botafogo, e somente uma reviravolta histórica tirará o bicampeonato seguido da equipe comandada por Abel Ferreira. A única forma do título não ir para o Allianz Parque será caso o time seja derrotado e o Atlético-MG tire uma diferença de oito gols de saldo ou o Flamengo, de 16.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo