A UEFA Champions League é o ápice do futebol europeu e é o sonho de qualquer jogador erguer este icônico troféu. Ao longo dos anos, uma longa lista de brasileiros tornou esse sonho realidade, com Philippe Coutinho sendo a mais recente estrela a colocar as mãos no troféu na vitória do Bayern de Munique sobre o Paris Saint-Germain por 1 a 0 na final da temporada passada.
Este ano, o Manchester City é o favorito à conquista do título, considerando que todos os sites de prognósticos de futebol favorecem o time inglês, não há dúvida de que, se quiser chegar à final, Gabriel Jesus adoraria ter seu nome na sumula pela equipe de Pep Guardiola.
Claro, ele não seria o primeiro brasileiro a marcar na final da Liga dos Campeões. Então, vamos dar uma olhada nas quatro ocasiões em que um membro da Seleção marcou em um dos maiores jogos do futebol mundial. Continue lendo para saber mais!
2004: Carlos Alberto – Mônaco 0x3 Porto
Carlos Alberto, que jogou apenas cinco vezes pela Seleção, teve apenas uma passagem curta pelo Porto. Mas ele certamente será lembrado por sua fiel torcida ao abrir o placar na final da Liga dos Campeões de 2004 contra o Mônaco. Deco e Dmitri Alenichev marcaram na segunda etapa, quando a equipe de José Mourinho ganhou a taça. Foi a segunda vez que um brasileiro marcou na final da Taça dos Campeões pelo Porto, depois de Juary ter marcado a vitória sobre o Bayern em 1986.
2006: Belletti – Barcelona 2×1 Arsenal
Quando o Barcelona chegou à final em 2006, todos os olhos estavam voltados para Ronaldinho. No entanto, foi Juliano Belletti, um dos três brasileiros no banco do time espanhol, que roubou os holofotes. O Barça estava perdendo por 1 a 0 para o Arsenal quando Belletti foi chamado pelo técnico Frank Rijkaard aos 26 minutos do segundo tempo. Assim, depois de dois gols de Samuel Eto’o e Belletti, o jogo acabou coma sorte a favor do time catalão.
“Eu não podia acreditar,” lembra Belletti. “Depois que chutei e a bola entrou, tentei me levantar e comemorar o gol, mas sem chance. Ajoelhei-me com a mão na cara, porque era o meu primeiro gol pelo clube e numa final da Champions League que estávamos perdendo.”
2015: Neymar – Juventus 1×3 Barcelona
Avançando para 2015, outro brasileiro entrou na contagem para o Barcelona na final da Liga dos Campeões. Ivan Rakitić deu vantagem ao Barça logo no início, antes de Álvaro Morata empatar na segunda etapa. No entanto, Luis Suárez colocou a equipe espanhola a frente logo depois e quando Neymar fez o seu batendo Gianluigi Buffon, aos 53 minutos do segundo tempo, o jogo estava praticamente terminado. A estrela da Seleção terminou como artilheiro com 10 gols junto com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
2017: Casemiro – Juventus 1×4 Real Madri
Seguiu o sofrimento da Juve na final de 2017, com outro brasileiro entrando na súmula. O gol acrobático de Mario Mandžukić igualou o gol inaugural de Cristiano Ronaldo na primeira etapa. No entanto, um arremate de fora da área de Casemiro, que desviou de Sami Khedira restaurou a vantagem do Real Madri, antes dos gols de Cristiano Ronaldo e Marco Asensio garantirem a vitória por 4×1.