Negócios

Que tal editar aquele vídeo de futebol e postar nas redes sociais? Veja como fazer passo a passo!

Foto de HorseRat por Unsplash/Divulgação

Se você usa a internet para procurar conteúdos sobre futebol, os vídeos são uma parte importante da sua experiência. Mais do que somente assistir, você já pensou em produzir esses materiais?

Por hobby ou trabalho, a maioria das pessoas que acessa a internet gosta de assistir ou produzir vídeos. Naturalmente, com a prevalência das redes sociais no cotidiano dos brasileiros, o consumo desses conteúdos nunca foi tão alto. Para os fãs de futebol, o cenário fértil oferece possibilidades.

Um tipo de conteúdo que vem se tornando tendência nas redes sociais são as chamadas “fancam”, um termo que mistura “fã” e “câmera”. Basicamente, trata-se de um vídeo editado de momentos de uma determinada celebridade ou personagem, o que pode incluir também times e atletas de futebol.

A fim de ajudá-lo a produzir fancams ou outros tipos de vídeos, nós vamos apresentar o CapCut Online, um serviço que traz ferramentas complexas (porém de uso simples) para a edição de mídias na internet. Vamos explicar como utilizar o serviço e quais são algumas dicas que você pode agregar.

Por que editar um vídeo de futebol?

Existem muitas razões pelas quais você pode optar por editar vídeos de futebol, entre as profissionais e as pessoais. O objetivo aqui importa porque, embora a tarefa seja semelhante em ambos os casos, você pode fazer uso de alguns recursos mais sofisticados ou arrojados, dependendo do que busca.

No caso de vídeos feitos para uso profissional, é importante que você utilize um editor de vídeo online gratuito que mantém e/ou melhora a qualidade de imagens. Não basta somente entregar um projeto, é preciso que esse projeto tenha uma boa resolução, se adequando para as mais diversas redes sociais.

Já para as edições com intuitos pessoais e postagem nas suas redes particulares, pode ser interessante explorar ferramentas fora da caixinha, como filtros, efeitos e stickers. Nesse caso a qualidade das imagens importa menos, com o objetivo final sendo o seu interesse pelo que está produzindo.

Como editar vídeos com o CapCut em 5 passos

Fizemos um breve tutorial para mostrar como é fácil fazer vídeos com o CapCut e salvar aqueles momentos mais marcantes do futebol:

1 – Realize um cadastro

Tudo começa com um cadastro no site do CapCut, para o qual você precisa somente de um e-mail válido e uma senha.

Caso tenha preguiça de criar uma conta “do zero”, existe a possibilidade de conectar-se com uma conta do Google, TikTok ou Facebook, agilizando a primeira etapa do processo.

2 – Inicie um novo projeto

Na janela inicial do CapCut, você deve clicar em “criar novo vídeo” e então escolher as dimensões do arquivo.

Se não tiver nenhuma dimensão em mente, basta escolher “em branco”. Isso fará com que uma nova janela seja aberta no seu navegador, mostrando a linha do tempo onde fará as edições.

3 – Envie seus arquivos

Para usar o CapCut Online, é preciso que suas mídias estejam no computador que está utilizando para editar o projeto. Se, por outro lado, os arquivos estiverem em um dispositivo externo, basta que você o conecte à máquina utilizando um cabo USB. O envio é feito logo quando você cria um novo vídeo.

O CapCut Online aceita diversos formatos e extensões de vídeo, áudio e imagem, permitindo trabalhos multimídia. É possível também redimensioná-los individualmente ou exportar um novo projeto em um único formato. Por fim, você consegue editar vídeos que tenha baixado de outros sites.

4 – Explore ferramentas como o conversor de texto em voz

O quarto passo depende exclusivamente de você, consistindo em explorar e utilizar as funções do CapCut Online. Uma delas, a qual merece destaque, é o conversor de texto em voz presente no site. Com ela, você obtém vídeos narrados de forma totalmente natural e possíveis de serem customizados.

5 – Exporte o vídeo editado

Concluída a sua edição de um vídeo de futebol, tudo o que resta é exportá-lo. Selecione o botão “exportar”, no canto superior direito da janela, e escolha as configurações de sua preferência. Quando estiver certo da decisão, basta confirmar e aguardar. A exportação leva somente alguns segundos.

Dicas para editar vídeos com o CapCut Online

Embora o CapCut Online seja um programa de uso fácil, é interessante conhecer algumas dicas para tornar a sua experiência ainda mais agradável. A primeira delas é sempre salvar os projetos no site, para o caso de precisar reeditá-los no futuro. Essa é também uma das vantagens do serviço online.

Em segundo lugar, preocupe-se em utilizar materiais originais, gratuitos ou para os quais tenha autorização. Não existe problema em fazer edições simples para as redes sociais com vídeos de partidas, mas jamais “roube” vídeos já editados. Se gostou de um vídeo, o melhor é apenas baixá-lo.

Por fim, compartilhe seus resultados e peça a opinião daqueles em quem confia! Mesmo que não tenha ambições de crescer nas redes sociais com esses materiais, você pode aprender muito com comentários de outras pessoas. O compartilhamento de conteúdos só melhora a tarefa de edição.

Não importa o motivo que o leve a começar a editar vídeos, aos poucos você vai perceber que a tarefa é extremamente útil e até agradável. Mesmo fora do hobby, saber produzir mídias para a internet abre inúmeras portas, nos aproximando de diferentes pessoas com interesses em comum.

Além disso, com o CapCut você pode explorar mais recursos e deixar seus vídeos ainda mais profissionais!

Páginas: 1 2

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo