Z - Futebol Agência ENM

Quem é? Onde trabalhou? Como gosta de jogar? Conheça um pouco sobre Antônio Carlos Zago, o novo técnico do Coritiba

Foto: Divulgação/Bragantino

Nesta quinta-feira (20), o Coritiba anunciou por meio das suas redes sociais a chegada do seu novo comandante, se trata do treinador Antônio Carlos Zago. O ex-jogador multicampeão é o escolhido para a vaga deixada por António Oliveira. O novo técnico do Coxa volta para o Brasil depois de três anos e tem um currículo bem interessante.

+ Antônio Carlos Zago é o novo treinador do Coritiba

Antônio Carlos Zago, de 53 anos, foi zagueiro e campeão por onde passou. Conquistou o Campeonato Brasileiro por São Paulo (1991), Palmeiras (1993 e 1994) e Santos (2004). Com o Tricolor paulista, foi campeão da Libertadores em 1992. Fez história também pela Roma, com o título do Italiano (2000/01). Teve ainda passagens pela seleção brasileira, com a conquista da Copa América, em 1999.

CLUBES ONDE TREINOU

Depois de se aposentar em 2008, pelo Santos, Zago rumou para a carreira como técnico e em 2009 ele assumiu seu primeiro trabalho pelo São Caetano, por lá foram 33 jogos, com 14 vitórias, oito empates e 11 derrotas. Desde o clube paulista, Antônio dirigiu Palmeiras, Grêmio Barueri, Internacional, Juventude, Bragantino, Kashima Antlers e Bolívar.

No Palmeiras, Zago viveu seu primeiro trabalho em um grande clube e também a pressão de ser um ex-jogador da equipe e agora o comandante dela. Pelo Porco foram 19 jogos, nove vitórias, cinco empates e cinco derrotas, o treinador deixou o clube paulista após uma briga com o atacante Robert.

Depois de um período longo na Europa realizando cursos de técnicos, estágios no Shakhtar Donetsk e Roma e também trabalhos como auxiliar técnico e analista, Antônio Carlos retornou para o Brasil e assumiu o Juventude em 2015, onde foi vice-campeão gaúcho, conquistou o acesso para a Série B e chegou nas quartas de final da Copa do Brasil, melhor campanha do Ju no torneio.

Após sair do Juventude, Zago assumiu o Internacional, que estava na Série B. No Colorado teve um começo turbulento, mas achou um bom momento ao eliminar o Corinthians na 4ª fase da Copa do Brasil, porém ao ser vice no Gauchão para o Novo Hamburgo e um começo instável na Série B, ele foi demitido.

Depois da sua passagem pelo Sul, Zago rumou para o Fortaleza em 2017, onde fez um ótimo trabalho e colocou o Leão do Piçi de volta na Série B após oito anos. Com a possibilidade de receber mais, Antônio deixou o time cearense e retornou para o Juventude, porém desta vez teve uma péssima passagem e foi demitido depois de cinco meses.

Livre no mercado, Zago foi anunciado pelo Red Bull Brasil em 2018, onde fez um ótimo trabalho, ele conseguiu colocar a equipe nas quartas de finais do Paulistão e foi campeão da Copa Paulista, torneio das equipes do interior paulista. Em 2019, o Bragantino foi comprado pela Red Bull e as equipes se juntaram, Zago foi mantido como técnico e foi o responsável pela ótima campanha na Série B neste ano, quando a equipe foi campeã da competição e subiu para a Série A.

Após uma proposta muito boa do Kashima Antlers, Zago rescindiu com o Bragantino e rumou para o futebol japonês, por lá ele teve um início meio conturbado, mas conseguiu arrumar o time e viveu um bom momento. No início da sua segunda temporada as coisas não estavam tão bem e ele rescindiu seu contrato com o time japonês. No total foram 43 jogos, com 23 vitórias, sete empates e 18 derrotas.

Seu trabalho mais recente foi no Bolívar, Zago chegou no clube boliviano na metade de 2021 e teve um início complicado com apenas uma vitória em sete jogos, porém com uma boa recuperação o treinador conseguiu terminar na 4ª colocação do Campeonato Boliviano. No seu segundo ano, Zago engrenou com o time e conquistou o Apertura, torneio que dá uma vaga para a Libertadores, porém apesar de um bom ano o técnico deixou a equipe no final da temporada e estava livre no mercado desde então. No total foram 71 jogos, com 44 vitórias, 13 empates e 14 derrotas.

Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

COMO JOGAM SUAS EQUIPES?

Zago é um treinador que tem diversos conhecimentos táticos e deve implementá-los no Coritiba. Nos seus dois melhores trabalhos da sua carreira, no Bolívar e Bragantino, Antônio apresentou dois conceitos bem diferentes, confira:

No Bragantino, Zago viveu sua melhor experiência no futebol brasileiro e por lá seu time sempre atuava entre dois esquemas táticos: 4-3-3 ou 4-2-3-1. Nesta equipe, ele contava com um ótimo sistema defensivo comandado por Léo Ortiz e Aderlan, enquanto o poder ofensivo era composto por Claudinho, hoje no futebol russo, e Ytalo. O time de Bragança Paulista foi campeão com tranquilidade da Série B e garantiu uma vaga na Série.

No Bolívar a realidade foi totalmente diferente em um futebol nada parecido de onde já havia treinado, Zago demorou alguns jogos para se adaptar, mas quando engrenou o time boliviano se tornou uma das melhores equipes no país. Por lá, o treinador tentou começar jogando com uma linha de quatro defensores, porém aos poucos foi mudando, foram apenas cinco jogos com essa formação mais clássica, as coisas realmente funcionaram quando ele instalou as formações com três e cinco defensores, ambas foram utilizadas por mais de 25 jogos.

No geral, Zago chega com um currículo completo e com boas referências para comandar o Coritiba que precisa de um treinador que realmente possa mudar as coisas. Será que Antônio Carlos Zago conseguirá esse cara? Descobriremos…

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo