A próxima edição da Copa do Mundo vai começar no dia 20 de novembro e reunirá 32 seleções em busca do tão sonhado título da principal competição entre seleções. No entanto, na disputa, que vai acontecer no Catar, são cinco equipes que aparecem entre as principais favoritas a celebrarem a taça no dia 18 de dezembro, no Estádio Nacional de Lusail. Dessas, quatro já conquistaram a Copa do Mundo, enquanto uma ainda está de olho em sua primeira conquista.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Brasil – 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002):
Assim como já é tradicional, a Seleção Brasileira, maior vencedora da história da Copa do Mundo, aparece entre as favoritas. O Brasil não conquista a Copa do Mundo desde 2002 e aposta em uma geração renovada e talentosa para quebrar o jejum de 20 anos. Apesar disso, jogadores experientes como Thiago Silva, Casemiro e Neymar também aparecem entre os principais jogadores do Brasil para a Copa do Mundo.
Mostrando a sua força nas Eliminatórias da América do Sul, a Seleção Brasileira disputou 17 partidas, venceu 14, empatou três e não perdeu nenhum. Além disso, o Brasil chega para a Copa do Mundo na liderança do ranking da Fifa, reforçando assim a certeza de que desponta entre os principais favoritos ao título da atual edição da Copa do Mundo.
O Brasil vai estar no grupo G da competição, que ainda tem Suíça, Sérvia e Camarões. A estreia da Seleção Brasileira está marcada para o dia 24 de setembro, às 16hs (de Brasília), diante da Sérvia, no Estádio Nacional de Lusail.
Argentina – 2 títulos (1978 e 1986):
A Argentina é outra representante da América do Sul na lista de favoritos e tenta quebrar um jejum de 36 anos. Em 2014, na Copa do Mundo disputada no Brasil, os argentinos foram até a grande decisão, mas acabaram perdendo para a Alemanha já na disputa da prorrogação. Para a Copa do Mundo do Catar, o conjunto da Argentina é o grande trunfo, sendo liderado principalmente por Lionel Messi.
Assim como o Brasil, a Argentina fez toda a campanha das Eliminatórias de maneira invicta. Em 17 partidas foram 11 vitórias, seis empates e nenhuma derrota. No atual ranking da Fifa, a Argentina aparece atualmente na terceira colocação, apenas atrás de Brasil e Bélgica. Os argentinos também chegam para a Copa do Mundo com o mais recente título da Copa América.
Os argentinos estarão no grupo C da Copa do Mundo, que ainda tem Arábia Saudita, México e Polônia. A estreia acontece no próximo dia 22 de novembro, às 07hs (de Brasília), diante da Arábia Saudita, no Estádio Nacional de Lusail.
França – 2 títulos (1998 e 2018):
Atual campeã do Mundo, a França vai para o Catar buscando defender o seu título e conquistar o terceiro em sua história. O feito colocaria os franceses como o quarto país com mais títulos de Copa do Mundo, apenas atrás de Brasil, Alemanha e Itália. O elenco do técnico Didier Deschamps tem muitos jogadores que conquistaram a última Copa, embora também conte com desfalques importantes como N’Golo Kanté. Dentre os principais destaques estão Kylian Mbappé e Karim Benzema, que recentemente foi eleito o melhor jogador do mundo.
Durante a disputa das Eliminatórias, a França também conseguiu se manter invicta. No grupo D, que tinha ainda Ucrânia, Finlândia, Bósnia e Cazaquistão, os franceses disputaram oito partidas tendo conseguido cinco vitórias e três empates. No entanto, na recente disputa da Nations League, os franceses ficaram na terceira posição do grupo 1, atrás de Croácia e Dinamarca. A França ocupa atualmente a quarta posição do ranking da Fifa.
A atual campeã do mundo está no grupo D ao lado de Austrália, Dinamarca e Tunísia. A estreia acontece no dia 22 de novembro, às 16hs (de Brasília), diante da Austrália no Al Janoub Stadium.
Alemanha – 4 títulos (1954, 1974, 1990 e 2014):
A grande ambição da Alemanha para a Copa do Mundo é conquistar a taça e passar a ser, ao lado do Brasil, a seleção com mais títulos na história do Mundial. Para isso, o técnico Hansi Flick também conta com um elenco jovem, mas com uma boa mescla com atletas mais experientes e de qualidade como Manuel Neuer e Toni Kroos, que inclusive foram campeões em 2014. A Alemanha não tem um grande nome individual, mas a força do elenco que tem Rudiger, Gundogan, Goretzka, Sané, Havertz, Werner e outros poderá ser o diferencial.
Os alemães tiveram uma disputa de Eliminatórias sem sustos e, no grupo J, que ainda tinha Macedônia do Norte, Romênia, Armênia, Islandia e Liechtenstein, foram dez jogos com nove vitórias e uma derrota. Campanha que deixou os alemães na liderança isolada e com a vaga carimbada para a Copa do Mundo do Catar. Na Nations League, a Alemanha conseguiu apenas uma vitória em seis partidas e não avançou par a fase decisiva da competição.
Ocupando atualmente a 11ª colocação do ranking da Fifa, a Alemanha foi sorteada para o grupo E da Copa do Mundo, que ainda tem Costa Rica, Espanha e Japão. A estreia será no dia 23 de novembro, às 10hs (de Brasília), diante do Japão, no Estádio Internacional Khalifa.
Portugal – sem títulos:
A Seleção Portuguesa é a única da lista de favoritos que ainda não conquistou a Copa do Mundo. A melhor campanha foi em 1966, quando garantiu o terceiro lugar na competição que foi disputada na Inglaterra. Mesmo vivendo altos e baixos, o técnico Fernando Santos foi mantido no cargo e terá a responsabilidade de dirigir a equipe que ainda tem em Cristiano Ronaldo o seu grande destaque. No entanto, o time tem também grandes nomes como Rúben Dias, João Cancelo, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão e outros. O grande desfalque será Diogo Jota, que se lesionou e ficará fora do Mundial.
Portugal encontrou muitas dificuldades durante a disputa das Eliminatórias e só garantiu vaga durante a repescagem. No grupo A, os portugueses enfrentaram Sérvia, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão. Ao todo foram oito jogos com cinco vitórias, dois empates e uma derrota. Portugal acabou ficando na segunda posição, apenas atrás da Sérvia e precisou jogar a repescagem. Depois de superar Turquia e Macedônia do Norte, os portugueses garantiram vaga na Copa. Recentemente, na Nations League, a Seleção Portuguesa ficou em segundo lugar no grupo 2, atrás da Espanha.
Portugal atualmente ocupam a 9ª colocação do ranking da Fifa e estará no grupo H da Copa do Mundo, que ainda tem Coreia do Sul, Gana e Uruguai. A estreia será no dia 24 de novembro, às 13hs (de Brasília), diante da seleção de Gana, no Estádio 974.