Flamengo

Quinto colocado no Brasileiro, Flamengo tem pior campanha na competição desde 2017

Quinto colocado no Brasileiro, Flamengo tem pior campanha na competição desde 2017
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

O Flamengo foi derrotado por 2 a 1 pelo Avaí, neste último sábado, e finalizou sua participação no Campeonato Brasileiro. Depois de 38 rodadas disputadas, o Rubro-Negro terminou a competição em quinto lugar com 62 pontos somados, sua pior campanha no torneio nos últimos cinco anos. Até então, o pior aproveitamento do clube carioca havia sido em 2017, quando ficou em sexto.

+ Diego Ribas se despede dos gramados e passa a ’10’ do Flamengo para Gabigol

+ Em clima de aposentadoria, Diego Ribas agradece pelos momentos vividos no Flamengo: ‘sentimento de total gratidão’

Nos anos seguintes, o Fla dominou as primeiras colocações. Em 2018, somou 72 pontos e, em segundo lugar, viu o Palmeiras se sagrar campeão. Em 2019, no “ano mágico”, atingiu incríveis 90 pontos e ficou com o título, assim como em 2020, quando chegou ao octacampeonato com Rogério Ceni no comando. Já em 2021, voltou a ser vice, ficando atrás apenas do Atlético-MG.

Veja as colocações por temporada:

2017 – 6º lugar (56 pontos)

2018 – 2º lugar (72 pontos)

2019 – 1º lugar (90 pontos)

2020 – 1º lugar (71 pontos)

2021 – 2º lugar (71 pontos)

2022 – 5º lugar (62 pontos)

Dos 38 jogos, o Rubro-Negro venceu 18, perdeu 12 e empatou oito, além de ter marcado 60 gols e sofrido 39. O número de derrotas, inclusive, é o mesmo da campanha de 2017, que tinha Reinaldo Rueda à frente da equipe carioca. A diferença, no entanto, está no número de vitórias. Na ocasião, o Fla venceu apenas 15, três a menos em relação a temporada atual.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Muito do aproveitamento no Brasileiro se passa pela prioridade pela Copa do Brasil e pela Libertadores, ambas conquistadas em 2022. Desde a chegada de Dorival ao Ninho, o Flamengo atuou na competição com um time alternativo na maioria das partidas. O clube carioca até chegou a alcançar o segundo lugar, mas amargou três derrotas na reta final e acabou perdendo posições.

Oficialmente de férias, o Flamengo começa a planejar o plantel da próxima temporada. Além das renovações encaminhadas com Filipe, David Luiz e Dorival, o Rubro-Negro está próximo de repatriar o meia Gerson, que atualmente pertence ao Olympique de Marselha.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo