São Paulo

Rafinha, Igor Vinicius e Moreira: confira a situação da lateral-direita do São Paulo

(Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc)

Com uma disputa sadia e em alto nível, a lateral-direita deve ser um dos pontos fortes do Tricolor para 2024

Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc

Após um 2023 com título inédito de Copa do Brasil, o São Paulo iniciou 2024 com opções interessantes para diversos setores do elenco, apesar de algumas lacunas como na falta de reservas confiáveis para Welington e Calleri. A lateral-direita são-paulina é atualmente uma das posições mais bem servidas do plantel, com 3 alternativas de bom nível. Confira a seguir a situação de cada um dos laterais-direitos do Tricolor para a sequência da temporada.

RAFINHA

O veterano de 38 anos é um dos grandes líderes do elenco. Em campo, não tem mais a mesma vitalidade de seus companheiros de posição Igor Vinícius e Moreira, mas compensa na experiência e na qualidade técnica. Com sua frieza e inteligência para sair jogando, ele tem atuado praticamente como um terceiro zagueiro pela direita.

Rafinha foi substítuido sentindo dores diante do Palmeiras, na decisão da Supercopa Rei. Posteriormente, o jogador foi diagnosticado com uma lesão no tendão semitendíneo. O técnico Carpini preferiu não precisar uma data para o seu retorno a fim de não gerar falsas expectativas, já que o tempo de recuperação do atleta é incerto.

Fato é que, de acordo com palavras do próprio Carpini, o atleta foi “guerreiro e comprometido” para conseguir atuar nos últimos confrontos decisivos. Segundo o treinador, Rafinha não tinha condições ideais para jogar diante de Corinthians e Palmeiras, mas pediu pra estar em campo, mesmo que no “sacrifício”. Tais atitudes é que fazem o jogador ser tão admirado internamente no clube.

Esse deve ser o último ano de Rafinha como atleta profissional, que comunicou a decisão de se aposentar ao final de 2024 após a vitória do São Paulo sobre o Corinthians por 2 a 1 no Brasileirão de 2023.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

IGOR VINÍCIUS

O jogador de 26 anos foi praticamente do “céu ao inferno” nas últimas 2 temporadas. De destaque no São Paulo e melhor ano da carreira em 2022, ele ficou fora de combate praticamente 2023 inteiro devido a uma lesão no púbis, tendo jogado apenas 89 minutos ao longo de duas partidas.

Igor, enfim, se recuperou para 2024 e já teve alguns minutos em campo. Sua velocidade e vigor físico, seus principais atributos enquanto atleta, aparentemente não foram prejudicados pelo tempo parado. Prova disso é o carrinho providencial que ele aplica nos minutos finais do jogo contra o Mirassol, salvando o São Paulo de fatalmente levar o gol que selaria a primeira derrota tricolor no ano.

O jogador perdeu os últimos 4 jogos por conta de um edema na coxa sofrido no jogo contra a Portuguesa. No entanto, segundo Carpini, Igor já está próximo do retorno e em processo de transição física.

MOREIRA

O jovem lateral de apenas 19 anos vem sendo até então uma das sensações do São Paulo na temporada. Assim como Igor Vinicius, ele também teve um 2023 prejudicado por lesões. Apesar disso, o jogador vem dando conta do recado nesse início de ano após as lesões de Igor e Rafinha.

Sua capacidade física e técnica saltam aos olhos, já que Moreira parece reunir um pouco dos atributos de seus companheiros de lateral: a qualidade com a bola de Rafinha e a potência física de Igor. Apesar disso, o que mais tem chamado a atenção em um primeiro momento é a sua maturidade, tendo impressionado com a frieza apresentada diante das “fogueiras” contra Corinthians, em Itaquera, e Palmeiras, na decisão da Supercopa.

Claro que Moreira ainda é um jovem que inevitavelmente irá oscilar e ter atuações abaixo, mas suas aparições de destaque nesse início de ano já acendem uma expectativa no torcedor.

Além das virtudes mencionadas, a versatilidade também é um ponto a se destacar no jovem, que atuou na lateral-esquerda em boa parte de sua formação como jogador. Perguntado sobre a possibilidade de utilizar o atleta de 19 anos no lado esquerdo do campo, Carpini foi pragmático.

“É uma possibilidade. Eu não gosto muito do improviso — só quando me faltam opções. Se ele se sentir confortável em fazer os dois lados, daqui a pouco isso também pode ser uma alternativa para nós o usarmos, apesar de, ao termos um lateral de pé contrário, nós começamos a perder um pouquinho da profundidade, que é uma coisa que o Welington nos entrega muito e o próprio Moreira faz isso bem do lado dele. Mas é, sim, também mais uma alternativa.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo