Botafogo

Raio-X: a campanha do Botafogo na temporada 2023; veja números

O Botafogo encerrou o Brasileirão de forma decepcionante. Foto: Vitor Silva/Botafogo

Com a perda do título do Brasileirão, o Botafogo enfrentou uma grande queda de rendimento e termina a temporada em baia. Veja números:

O Botafogo encerrou o Brasileirão de forma decepcionante. Foto: Vitor Silva/Botafogo

De forma amarga, a temporada de 2023 do Botafogo chegou ao fim. Depois de liderar a maior parte do Campeonato Brasileiro, a equipe ficou 11 jogos sem vencer na reta final e terminou apenas na quinta colocação. Com problemas dentro e fora de campo, o Glorioso deve ter uma reformulação no elenco e vai se preparar para disputar a Libertadores no ano que vem.

Com o fim da temporada, o Esporte News Mundo preparou um balanço completo do Botafogo em 2023, com números, estatísticas e momentos marcantes ao longo das competições disputadas pelo clube carioca.

+ Veja mais notícias sobre o Botafogo

Campeonato Carioca

"Comemoração" do elenco na Taça Rio viralizou nas redes sociais. Foto: Reprodução/CazéTV
“Comemoração” do elenco na Taça Rio viralizou nas redes sociais. Foto: Reprodução/CazéTV

Desde o início da temporada, o Botafogo foi marcado por bons inícios e quedas de rendimento no final das competições, e no Estadual não foi diferente. Nos primeiros jogos, a equipe engatou uma sequência invicta e venceu o primeiro clássico, contra o Fluminense, mas desmoronou após derrotas para Vasco e Flamengo.

Na última rodada da fase de grupos, uma derrota para a Portuguesa-RJ deixou a equipe, mais uma vez, de fora da fase decisiva do Cariocão. Na Taça Rio, o Botafogo confirmou o favoritismo e conquistou o título ao derrotar Lusa e Audax-RJ, garantindo vaga na Copa do Brasil. No torneio, foram nove vitórias, dois empates e quatro derrotas em 15 partidas.

Copa do Brasil

Botafogo foi eliminado para o Athletico na Copa do Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo
Botafogo foi eliminado para o Athletico na Copa do Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo

Em meio ao pior momento da equipe no primeiro semestre, o Botafogo quase passou por um vexame na primeira fase da competição. Contra o Sergipe, o Alvinegro só não foi eliminado graças a um gol de empate que saiu aos 55 minutos do segundo tempo, com Adryelson.

Em seguida, o Botafogo aproveitou o embalo e passou por Brasiliense e Ypiranga sem maiores dificuldades. Contudo, nas oitavas de final, a equipe sofreu uma virada para o Athletico no jogo de ida, após estar vencendo por 2×0. Na volta, o Glorioso até venceu, mas foi derrotado nos pênaltis e eliminado. No torneio, foram quatro vitórias, um empate e uma derrota em seis partidas.

+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter

Copa Sul-Americana

Na Sula, o Botafogo caiu para o Defensa y Justicia. Foto: Vitor Silva/Botafogo
Na Sula, o Botafogo caiu para o Defensa y Justicia. Foto: Vitor Silva/Botafogo

Mesmo na era Luís Castro, o Botafogo já demonstrava um rendimento abaixo no torneio continental em relação ao Brasileirão, mas liderou a maior parte da fase de grupos. Na rodada final, um empate inesperado contra o Magallanes, no último jogo comandado pelo técnico português, tirou o time da primeira colocação.

Nos play-offs e nas oitavas de final, o Botafogo não foi brilhante, mas conseguiu eliminar Patronato e Guaraní-PAR. Nas quartas, com muitas críticas ao treinador Bruno Lage, a equipe parou no Defensa y Justicia e foi eliminada da competição. No torneio, foram quatro vitórias, sete empates e uma derrota em 12 jogos.

Campeonato Brasileiro

A derrota apática para o Inter resume o Botafogo do segundo turno. Foto: Vitor Silva/Botafogo
A derrota apática para o Inter resume o Botafogo do segundo turno. Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo fez um primeiro turno mágico, com incríveis 15 vitórias em 19 jogos, o melhor da história do Brasileirão. A saída de Luís Castro foi um baque que seria sentido no returno, mas a boa fase de Cláudio Caçapa e um início ok de Bruno Lage pareciam dar indícios de que o Alvinegro não perderia o título.

No entanto, tudo foi por água abaixo ao longo do segundo turno. Em baixa com o elenco, Bruno Lage colecionou atitudes controversas e foi demitido ao deixar o artilheiro Tiquinho no banco. Em seu lugar, Lúcio Flávio até venceu as duas primeiras partidas, mas seriam as últimas do Botafogo no torneio. No fim, Tiago Nunes tentou salvar a campanha, mas sequer conquistou uma vitória, e o clube terminou a competição com 11 jogos sem vencer, um recorde nos pontos corridos.

No torneio, foram 18 vitórias, 10 empates e 10 derrotas em 38 rodadas.

Melhor jogador do Botafogo em 2023

Com sobras, Tiquinho Soares foi o artilheiro do Botafogo. Foto: Vitor Silva/Botafogo
Com sobras, Tiquinho Soares foi o artilheiro do Botafogo. Foto: Vitor Silva/Botafogo

Tiquinho Soares pode não terminar o ano com tanto prestígio com o torcedor alvinegro, assim como o restante do elenco, mas ainda foi o principal jogador do Botafogo em 2023, sem dúvidas. O atacante mostrou toda a sua qualidade técnica e, além dos gols, também contribuiu para os companheiros e foi peça essencial do time.

No total, foram 29 gols e sete assistências, uma marca não atingida por um jogador do Botafogo há um bom tempo.

Artilharia e líderes em assistências do Botafogo

Eduardo foi vice-artilheiro e líder em assistências. Foto: Vitor Silva/Botafogo
Eduardo foi vice-artilheiro e líder em assistências. Foto: Vitor Silva/Botafogo

Como citado acima, Tiquinho Soares é o grande artilheiro do Botafogo nesta temporada, com 29 gols. Bem atrás, Eduardo aparece com 12 gols, sendo o principal articulador da equipe. Em seguida, Victor Sá (8), Júnior Santos (7), Gustavo Sauer (7) e Luís Henrique (6) fecham a lista dos principais goleadores do Glorioso em 2023.

Entre os garçons, cinco jogadores aparecem empatados na liderança do ranking, com sete assistências no total, incluindo o artilheiro Tiquinho entre eles. Eduardo, Victor Sá, Tchê Tchê e Marçal também estão no topo. Di Plácido é quem vem logo atrás, com seis.

Balanço final do Botafogo

71 jogos
35 vitórias
20 empates
16 derrotas
113 gols marcados
62 gols sofridos

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo