Futebol Internacional

Raphinha vive indefinição e saída do Barcelona não está descartada

Foto: JOSEP LAGO/AFP via Getty Images

Em sua primeira temporada pelo Barcelona, o atacante brasileiro Raphinha vem conseguindo números positivos, mas a sua permanência não está completamente garantida. O jogador de 26 anos é alvo de clubes da Premier League e poderá sair, abrindo assim espaço para que o Barcelona consiga reforços e renovações. Dentro do clube, no entanto, a palavra oficial é de que Raphinha é intransferível e, a cada momento que passa, o brasileiro tem seu futuro cada vez mais indefinido.

A imprensa do Reino Unido já destacou que clubes como Arsenal, Tottenham e Newcastle, que disputam a elite do futebol inglês, já debatem a possibilidade de contar com Raphinha para a próxima temporada. Enquanto isso, a diretoria do Barcelona tenta resolver o futuro do jogador com duas correntes bem claras. Enquanto muitos defendem a continuidade do brasileiro, outros acreditam que sua saída seja necessária.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A permanência de Raphinha se consolida nos números que o brasileiro conseguiu até aqui na temporada. Em 42 jogos são nove gols e dez assistências, aproveitamento superior ao do francês Ousmane Dembélé, que marcou oito gols e deu sete assistências em 28 partidas. Raphinha, no entanto, já demonstrou publicamente sua insatisfação com o técnico Xavi Hernández principalmente quando é substituído. Essa questão, aliás, também tem pesado de maneira negativa para uma sequência.

A corrente que defende uma saída do brasileiro dá conta de que o alívio na folha salarial seria importante para uma renovação do elenco. O Barcelona tenta resolver questões que envolvem principalmente a renovação de Balde, além das urgências para encaixar Gavi e Ronald Araújo no limite salarial sem ultrapassar o “Fair Play Financeiro”. Além disso, o Barça busca a contratação de Lionel Messi e precisa de um alívio financeiro antes de investir de maneira definitiva no argentino, que atualmente está no Paris Saint-Germain.

Uma saída do jogador brasileiro também poderá depender de sua vontade e Raphinha sente que não vem sendo tão valorizado quanto poderia. Por parte da torcida, embora seus números sejam positivos, muitos acreditam que ele não seja 100% confiável e isso ficou ainda mais forte após a eliminação para o Manchester United na Liga Europa. Por essa questão, não está descartado um retorno de Raphinha à Premier League.

O atleta se destacou na elite do futebol inglês antes de se transferir ao Barcelona e, mesmo com a campanha ruim do Leeds, Raphinha marcou 11 gols e deu três assistências em 36 jogos. Um dos objetivos do brasileiro é poder disputar a Liga dos Campeões, competição que Arsenal e Newcastle deverão participar no próximo ano. O Tottenham, outros dos interessados, está fora da zona de classificação neste momento, mas ainda pode alcançar a vaga.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo