Futebol Internacional
Rayo Vallecano conquista última vaga na La Liga espanhola
— Continua depois da publicidade —
Madrid tem mais um time na primeira divisão do campeonato espanhol para a próxima temporada. No último fim de semana, o Rayo Vallecano conseguiu garantir a vaga para a elite espanhola. Na ultima e decisiva vaga em jogo nos playoffs da Série B, o time do Rayo derrotou o Girona por 2 a 0 e retorna a La Liga para a temporada 2021-2022. Os gols de Álvaro Rivera e Óscar Trejo garantiram o placar.
O Rayo Vallecano, agora, se junta a RCD Espanyol (campeão da LaLiga SmartBank 2020/2021) e RCD Mallorca (segundo colocado na classificação geral) para ocupar as três vagas deixadas por SD Huesca, Real Valladolid e SD Eibar na La Liga da próxima temporada.
Entenda melhor sobre o sistema de classificação da segunda divisão
Temporadas com esse formato:
11 (contando com a última, de 2020/2021)
Equipes que já disputaram essa fase da competição:
26 – Elche, Granada, Celta de Vigo, Real Valladolid, Alcorcón, Hércules, Córdoba, Almería, Girona, Las Palmas, Real Murcia, Sporting de Gijón, Real Zaragoza, Gimnastic de Tarragona, Osasuna, Getafe, Tenerife, Cádiz, Huesca, Numancia, Málaga, Albacete, Mallorca, Deportivo de la Coruña, Leganés e Rayo Vallecano.
+Barcelona divulga seus novos uniformes para a próxima temporada
Dados:
• 25 dos 26 clubes que participaram do playoff jogaram na Primeira Divisão (com exceção do Alcorcón);
• Na temporada 2020/2021 duas equipes estrearam nos playoffs: Leganés e Rayo Vallecano;
• O número de times que chegam ao último dia da temporada com possibilidades de entrada nos playoffs vem aumentando desde a criação desse sistema (6 times em média);
Nas dez edições anteriores subiram: Terceiro (3), quarto (2), quinto (2), sexto (3). Isso indica a grande igualdade que existe entre as equipes que chegam a esta fase da competição e que ser a terceira na classificação não garante a promoção;
• Oito dos 20 clubes da LaLiga Santander nesta temporada disputaram um playoff de promoção na última década (40%).