Não é fácil vencer na Catedral de San Mamés, em Bilbao/ESP. Pelo contrário, a pressão imposta pela torcida do Athletic e seu fanatismo faz o ambiente se tornar hostil aos adversários. E, ao longo da história, o Real Madrid soube muito bem como é enfrentar os bascos em seu território. E algumas táticas precisam ser usadas se quiser vencer e obter três pontos. E a experiência de Carlo Ancelotti, Karim Benzema e Toni Kroos foi fundamental para segurar a barra e vencer o confronto. Em duelo disputado na noite deste domingo (22), os merengues venceram por 2 a 0, no confronto válido pela 18ª rodada de LaLiga.
A primeira oportunidade da partida foi do Real Madrid. Vinícius Júnior avançou pela esquerda e tocou, mas Benzema errou o alvo. Em seguida, os donos da casa atacaram em contra-ataque e apostavam na velocidade pelos lados para ameaçar. O placar quase foi aberto quando Zarraga cobrou escanteio e Aitor Paredes cabeceou bem, mas Courtois defendeu com a ponta dos dedos. Os irmãos Williams eram os principais responsáveis pelas boas jogadas ofensivas. Primeiro, Nico passou por Camavinga e finalizou para fora. Minutos depois, foi a vez de Iñaki ser acionado em profundidade e arriscar sem ângulo, mas quase surpreendeu Courtois.
Quando o Athletic era mais perigoso, Benzema apareceu novamente e fez a diferença. Aos 24 minutos, Valverde cruzou da direita, Asensio cabeceou para trás e Benzema girou para finalizar de primeira, no canto de Unai Simón, para abrir o placar. Com a vantagem, o Real obteve mais tranquilidade e conseguiu equilibrar o páreo, neutralizar os ataques do oponente e buscar o segundo gol, que quase veio com Vinícius Júnior, mas parou no arqueiro basco.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
Como esperado, o segundo tempo colocou os donos da casa muito mais presentes no campo de ataque em busca da igualdade no placar. Muita disputa em campo sinalizada com a grande quantidade de faltas e os cartões amarelos aplicados pela arbitragem. O confronto ficou mais a partir dos 20 minutos, quando Asensio recebeu passe de Benzema e arriscou chute cruzado, mas errou por muito pouco.
O Bilbao chegou a marcar aos 31 minutos, quando Berchiche aproveitou sobra de escanteio e arriscou da entrada da área, a bola desviou em Guruzeta, Courtois deu rebote e Iñaki Williams balançou as redes, mas Guruzeta estava impedido. A pressão era mais intensa com o passar do tempo. O goleiro do Real Madrid novamente trabalhou aos 35, quando Paredes completou cruzamento de Iker Muniain com cabeceio perigoso. Porém, Carlo Ancelotti sabe ser decisivo e usar as peças certas para garantir a vitória. E foi exatamente isso que aconteceu aos 45 minutos. Rodrygo, com apenas cinco minutos em campo, roubou a bola no campo de ataque, tabelou com Valverde na direita e rolou para Toni Kroos, também com o mesmo período no gramado, finalizar no canto esquerdo de Unai Simón e garantir a vitória dos Blancos.
Com o resultado, os merengues seguem a perseguir o líder Barcelona. No momento, são 41 pontos aos atuais campeões e a segunda posição do Campeonato Espanhol, três atrás dos catalães. Os bascos, por outro lado, acumulam o quarto jogo seguido sem vencer e estacionam na oitava posição, com 26 pontos somados. Os dois times irão entrar em campo novamente na próxima quinta-feira (26), pelas quartas de final da Copa do Rei da Espanha. Às 16h, o Bilbao enfrenta o Valencia no Mestalla, em Valencia/ESP, enquanto o Real Madrid terá o Derby Madrilenho contra o Atlético às 17h no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri/ESP.