Campeonato Brasileiro - Série B

Rebaixamento no Paulista e fantasma na Série B: a luta da Ponte em 2022

Foto: Victor Souza/Tombense

Com a vitória contra o Náutico, na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o ano da Ponte Preta encerrou com saldo positivo. No entanto, o ar não esteve tão leve durante todo 2022 no Estádio Moisés Lucarelli.

Para saber tudo sobre a Ponte Preta, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

No início do ano, disputando o Campeonato Paulista, a Macaca fez uma campanha abaixo das expectativas e somou apenas nove pontos em 12 rodadas realizadas no torneio estadual. A confirmação do descenso veio no duelo contra o Ituano, no Majestoso, quando a equipe ficou no 2 a 2.

Com o foco na Série B, o receio se confirmou e a equipe de Hélio dos Anjos encontrou dificuldades na corrida de 38 desafios. Ao final do primeiro turno, o time havia conquistado apenas 22 pontos e passou a lutar contra o rebaixamento — agora, a nível nacional.

Para ajudar na briga, o treinador contou com a ajuda do meia Elvis e do zagueiro Mateus Silva, ambos contratados para ter momentos melhores na competição. E deu certo. Elvis, principalmente, mudou a cara do setor ofensivo e passou a participar de todos os gols marcados pelo time campineiro.

Com o crescimento de jogadores veteranos que já estavam na equipe, como o zagueiro Fábio Sanches, o atacante Lucca, o goleiro Caique França e o amadurecimento de crias da base, como os volantes Felipe Amaral e Léo Naldi, o alvinegro conseguiu construir um grande returno no campeonato.

A reação foi tanta, que o sonho de um possível acesso à elite do futebol brasileiro passou a ser alimentado. O desejo, porém, ficou pelo caminho quando os resultados negativos fizeram o time estacionar na tabela.

No empate sem gols contra o Tombense, em outubro, o clube de Campinas atingiu o número mágico dos 45 pontos e garantiu a permanência na Série B 2023.

A Ponte busca, no próximo ano, uma temporada com resultados melhores. Além de tentar o acesso no Campeonato Paulista, jogará a Copa do Brasil e a Série B.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo