Os sete barcos que disputam a partir do próximo domingo (26) a regata de volta ao mundo Globe40 de vela estão em reta final de preparação em Tanger, no Marrocos. As duplas fizeram, nesta sexta-feira (24), um desfile nas águas do Atlântico para apresentar seus veleiros antes da partida.
+ CBV confirma lesão; Alan fica fora do restante da VNL e perde Mundial
O objetivo foi testar as velas e fazer os últimos ajustes para a aventura de 30 mil milhas náuticas com mais de 150 dias de regata. O percurso teve sete milhas náuticas entre boias.
Barcos dos EUA, Holanda, Marrocos, Japão, França e Canadá estarão na regata. A Globe40 faz sua primeira edição e a regra prevê apenas dois velejadores por veleiro.
As embarcações usadas são os Class40, monotipos da vela de oceano com grande aceitação na Europa, principalmente na França.
– Importante para nós fazer esse desfile para celebrar a grande largada do domingo. Os velejadores já estão sentindo o espírito da regata, que marca história ao trazer uma partida oficial para a África pela primeira vez – disse Manfred Ramspacher, organizador do evento.
– Será uma regata de alto nível e com paradas especiais em todo mundo. Estamos ansiosos para o início dessa prova de nove meses. A Globe 40 é uma regata de Volta ao Mundo acessível tanto a amadores quanto a capitães profissionais.
Manfred Ramspacher foi o organizador da Transat Jacques Vabre de vela em 2013 e 2015 quando a regata parou em Santa Catarina saindo de Le Havre.
A Globe40 sairá de Tanger, no Marrocos, passando por Cabo Verde, Ilhas Maurício, Taiti, Nova Zelândia, Argentina, Brasil, Granadas e finalizando na França, mais precisamente em Lorient.
A largada da regata será no domingo (26) às 15h horário local em Marrocos, 11h no horário de Brasília.
A chegada ao Brasil da Globe 40 de vela será em janeiro de 2023 na cidade pernambucana de Recife, mais precisamente no Cabanga Iate Clube.