Atlético-MG

Regra da FIFA deixa Atlético-MG fora do ‘Supermundial’ de 2025 via ranking; entenda

Regra da FIFA tirou grande chance do Atlético-MG de disputar o Mundial 2025 (Foto: Daniela Veiga/Atlético)

Galo fica sem chances de classificar via ranking sul-americano da FIFA e precisará conquistar a Libertadores

Foto: Daniela Veiga/Atlético

O Atlético-MG acabou ficando de fora do Mundial de Clubes de 2025, por conta da determinação dos classificados pela FIFA. O novo formato, que terá 32 clubes e será disputado nos Estados Unidos, concedeu seis vagas para os clubes da Conmebol, sendo quatro destas para os últimos campeões da Copa Libertadores (2021 – 2024), além de duas vagas através de um ranking elaborado pela entidade.

No ranking dos sul-americanos, o Galo é o terceiro colocado com 81 pontos, ficando atrás apenas de Palmeiras (119pts) e Flamengo (118pts). O ranking considera três pontos para cada vitória, um ponto por empate e mais três por classificação. Considerando os clubes participantes da Libertadores em 2024, e o cenário da ‘tabela’ com os times campeões, o Atlético estaria entre os dois melhores restantes.

Entretanto, a FIFA determinou que apenas dois clubes por país poderiam disputar o Supermundial, tendo como exceção apenas se duas ou mais equipes daquela nação fosse campeão continental. Como Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão na Copa do Mundo de Clubes, por terem sido os campeões das últimas edições, a regra acabou ‘prejudicando’ o Atlético, que está desqualificado neste critério de ranqueamento, pela limitação da entidade máxima do futebol.

+ Para saber tudo sobre o Atlético-MG, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Com isso, atualmente, o Boca Juniors (4º com 71pts), e o River Plate (6º com 64pts), são os atuais classificados via ranking no momento. Como nenhum clube argentino está entre os atuais detentores de vagas, a dupla ocupa as posições de momento via ranking sul-americano da FIFA.

AINDA HÁ CHANCE!?

A única chance do Galo ter chances de disputar o novo Mundial, seria através da conquista do título deste ano. O Atlético jogará a Libertadores de 2024, entrando diretamente na fase de grupos, e buscará o bicampeonato. Em caso de taça, o campeão da América de 2013 também disputaria a nova ‘Copa Intercontinental da FIFA’, competição criada para substituir a Copa do Mundo de Clubes que se conhece anualmente.

Atlético-MG é o terceiro melhor do continente, no ranking sul-americano da FIFA (Foto: Reprodução/FIFA)
Atlético-MG é o terceiro melhor do continente, no ranking sul-americano da FIFA (Foto: Reprodução/FIFA)
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo