Automobilismo

Reis do Bahrein; veja quais são os pilotos com mais vitórias no circuito, curiosidades e candidatos a vencer a edição atual

Divulgação/Circuito Internacional do Bahrein @BAH_Int_Circuit

Desde 2004 no calendário da Fórmula 1, o Bahrein já viu sete vencedores diferentes de quatro nacionalidades diferentes. A primeira vitória foi de Michael Schumacher com a Ferrari, no ano em que o alemão conquistaria o seu sétimo e derradeiro campeonato mundial. Uma pista com um total de 5.412 quilômetros e 15 curvas, somente não foi utilizada no ano de 2011 por causa da primavera árabe nos países do Oriente Médio.

Em 16 temporadas diferentes, o topo da lista dos maiores vencedores no Bahrein está dividida entre os dois rivais mais recentes e multicampeões do cenário da Fórmula 1: Sebastian Vettel, tetracampeão, e Lewis Hamilton heptacampeão, os dois empatados com quatro vitórias cada. Logo atrás vem Fernando Alonso com três vitórias, Felipe Massa com duas, Nico Rosberg e Jenson Button com um triunfo alem do mexicano Sergio Perez, vencedor de 2020.

Neste domingo (28), a Fórmula 1 abrirá a temporada de 2021 com o Grande Prêmio do Bahrein, e terá transmissão da Band e cobertura completa do Esporte News Mundo. A classificação será no sábado (27) às 12 horas e a corrida no domingo (28) no mesmo horário.

Curiosidades:

Fernando Alonso venceu o campeonato mundial nos dois anos em que o circuito do Bahrein abriu o campeonato, 2005 e 2006. O espanhol retorna depois de um hiato de dois anos longe da categoria, e vai pilotar pela Alpine, equipe que lhe concedeu os dois títulos de campeão do mundo.

Felipe Massa venceu nos dois anos em que disputou o título, em 2007 contra o companheiro de equipe da Ferrari, Kimi Raikkonen, e em 2008 contra o britânico Lewis Hamilton na McLaren naquela época.

Dos sete pilotos que venceram a corrida em Sakhir, apenas três continuam ativos: Lewis Hamilton na Mercedes, Sebastian Vettel na Aston Martin e Fernando Alonso na Alpine. E com Hamilton e Vettel em equipes competitivas, existe a possibilidade de que um deles se isole como maior vencedor do circuito.

Estreias

O Grande Prêmio do Bahrein de 2021 será a estreia de muitos competidores na Fórmula 1. Alguns pilotos das categorias inferiores subiram para a F1 e terão o primeiro “teste de fogo” nas areias de Sakhir. Mick Schumacher, filho do heptacampeão Michael Schumacher e campeão da Fórmula 2, é um deles; seu companheiro de equipe na Haas também é um dos estreantes, o russo Nikita Mazepin. Pilotando ao lado de Pierre Gasly, Yuki Tsunoda estreará pela Alpha Tauri. Pela Williams a estreia seria de Nicholas Latifi.

Candidatos

Algumas equipes melhoraram de rendimento, outras reforçaram o time de pilotos, e com isso os candidatos a vencer a primeira etapa do campeonato mundial alteraram um pouco.

O grande favorito é Lewis Hamilton da Mercedes, dominante na categoria desde 2014, o inglês tem a consistência e o talento ao seu lado, além de um carro que corresponde aos desejos do multicampeão.

O primeiro desafiante desta temporada será Max Verstappen. O holandês da Red Bull Racing brigou nas duas últimas temporadas pelo vice-campeonato com o finlandês e companheiro de equipe de Hamilton, Valtteri Bottas. Mas pelo rendimento do carro da equipe austríaca no período de testes de pré-temporada, o jovem piloto poderia começar o campeonato com uma vitória.

Correndo por fora vem os companheiros de equipe de Hamilton e de Verstappen. Valtteri Bottas conseguiu dois vice-campeonatos consecutivos e pretende levar a briga ao companheiro de equipe e frear o ímpeto de Max Verstappen. Novato na Red Bull, Sergio Perez é o atual vencedor do circuito e tem experiência na categoria, além de entregar resultados e performance com frequência. Caso a oportunidade surja, tomará o lugar de Max Verstappen na disputa pelo título.

Os pilotos da McLaren, Daniel Ricciardo e Lando Norris, e da Aston Martin, Lance Stroll e Sebastian Vettel podem acabar surpreendendo no pelotão da frente.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo