Copa do Brasil

Relembre as histórias de São Paulo e Flamengo na Copa do Brasil

São Paulo e Flamengo na final da Copa do Brasil de 2023 (Foto: MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images)

A Copa do Brasil 2023 está a um jogo de descobrir seu campeão. Relembre a trajetória dos finalistas

DIVULGAÇÃO: MAURO PIMENTEL/AFP VIA GETTY IMAGES

O São Paulo recebe o Flamengo neste domingo (24), às 16h (horário de Brasília), no Morumbi, para definir o campeão da Copa do Brasil de 2023. O duelo está marcado pela tentativa do Tricolor de conquistar o título pela primeira vez em sua história ou pelo quinto título do Mengão, que é o atual campeão do torneio. 

Ambos os clubes possuem histórias na Copa do Brasil, sendo algumas mais felizes do que as outras, já houveram momentos em que São Paulo e Flamengo já se cruzaram na trajetória da competição, realizando grandes duelos que ficaram escritos na história dos clubes. 

O histórico do São Paulo na Copa do Brasil

O Tricolor Paulista é considerado um dos maiores clubes do país, sua relevância internacional é incontestável, já que é o único clube brasileiro a conquistar três campeonatos mundiais, sendo eles contra o Barcelona, Milan e Liverpool. No entanto, ainda falta uma conquista na sala de troféus do São Paulo: a Copa do Brasil.

Muito disso tem haver com a antiga regra da competição, que impedia os clubes que disputavam a Libertadores de participarem do torneio. Acontece que nos anos 90, época em que a competição foi criada, o Tricolor era presença constante na Libertadores, tanto que duas de suas três conquistas vieram nessa época. 

No início do século XXI, o São Paulo chegou a sua primeira decisão de Copa do Brasil, mas acabou sendo derrotado pelo Cruzeiro. Com o passar dos anos, diversos clubes se consagraram campeão e viam o São Paulo bater na trave toda vez que participava, o que se tornou até piada para os rivais. 

Em algumas campanhas, o clube acabou passando por eliminações que criaram cicatrizes nos torcedores, como a derrota para o Bragantino em 2013, a queda para o Juventude em 2016 e as duas derrotas para o Bahia em 2019.  

Nos últimos anos, o São Paulo começou a se dedicar cada vez mais na Copa do Brasil, para buscar o único título que separa o clube do status de “campeão de tudo”. Nas últimas temporadas, o Tricolor chegou à semifinal duas vezes e parecia cada vez mais próximo de conquistar o troféu. Neste ano, o São Paulo está apenas a um empate do título que lhe falta. 

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

O histórico do Flamengo na Copa do Brasil 

Diferentemente do São Paulo, o Flamengo tem sido mais feliz na Copa do Brasil, isso porque além de ser o atual campeão, o Mengão possui quatro taças desta competição em sua sala de troféus e está em busca de sua quinta, para colar de vez na briga contra o Grêmio e Cruzeiro, que são os maiores campeões da competição, com cinco e seis títulos respectivamente. 

Se o São Paulo só chegou a sua primeira final de Copa do Brasil em 2000, o Mengão conseguiu o feito na segunda edição da competição, e ainda levou o troféu para casa. A primeira conquista do Flamengo foi em 1990, quando bateu o Goiás na grande decisão, vencendo o jogo de ida e empatando o da volta.

O segundo título do Mengão na competição veio somente em 2006, quando venceu o seu maior rival na grande decisão. O Flamengo bateu o Vasco nos jogos de ida e volta, garantindo o placar agregado em 3 a 0 e levantando pela segunda vez o troféu da Copa do Brasil. 

O Tricampeonato levou menos tempo para chegar. Na temporada de 2013, o Flamengo enfrentou o Athletico, antigamente chamado de Atlético-PR, e venceu no placar agregado de 3 a 1, fazendo uma grande festa no Maracanã após o apito final da partida.

A última conquista do Flamengo aconteceu na temporada passada, quando bateu o Corinthians nas penalidades máximas em pleno Maracanã. Na temporada do Tetracampeonato, o Mengão bateu o São Paulo nas semifinais da competição. 

+ Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramKoo e TikTok.

As campanhas de São Paulo e Flamengo 

Quis o destino que os clubes se reencontrassem na grande decisão da Copa do Brasil 2023, com campanhas que apresentaram várias surpresas e fazem jus em seus postos de finalistas desta temporada. 

O São Paulo começou a Copa do Brasil com grandes dificuldades contra o Ituano, a classificação veio em um gol de Welington Rato fora de casa. Ainda com Rogério Ceni no comando, o Tricolor enfrentou o Sport nas oitavas e parecia ter uma classificação tranquila, até perder de 3 a 1 no Morumbi e buscar a classificação nos pênaltis.

O título se tornou improvável após o sorteio das próximas fases: Palmeiras nas quartas de final e um provável Corinthians nas semis. No entanto, já com Dorival Júnior no comando, o São Paulo bateu o Palmeiras e avançou à semifinal, onde contou com as contratações de Lucas Moura e James Rodríguez para conquistar sua vaga como finalista em cima do Corinthians. 

Já o Flamengo passou por um enorme susto após perder de 2 a 0 para o Maringá, no primeiro jogo da terceira rodada. O elenco que estava em momento turbulento após a demissão de Vítor Pereira conseguiu se recuperar e bateu seu adversário por 8 a 2 no Maracanã, já sob o comando de Jorge Sampaoli. 

Nas oitavas o Mengão enfrentou o Fluminense, confronto que foi a final do Campeonato Carioca e teve o Tricolor das Laranjeiras como campeão. Entretanto, o Flamengo não deixou seu adversário repetir a dose e levou a melhor no confronto empatando o jogo de ida e vencendo o da volta. 

Assim como nas últimas edições da Copa do Brasil, o confronto entre Flamengo e Athletico voltou a se repetir, e mais uma vez teve o Flamengo como vencedor, ganhando os dois jogos da disputa. Nas semis, o segundo maior campeão do torneio, o Grêmio, que sequer teve chance de vencer o novamente conturbado Flamengo. 

Apenas dois clubes sobraram na Copa do Brasil deste ano, o torneio pode ter um novo campeão ou o seu segundo pentacampeão. São Paulo X Flamengo irá ficar marcado na história de ambos os clubes, que será escrita neste domingo, sob o forte sol da cidade de São Paulo. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo