Flamengo
Relembre como foram as últimas cinco estreias do Flamengo no Brasileirão
— Continua depois da publicidade —
Finalmente, o Campeonato Brasileiro 2022 vai começar. Neste sábado (09), o Flamengo entra em campo pela primeira rodada contra o Atlético-GO, às 19h (de Brasília), no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. O Rubro-Negro carioca ostenta a marca de ser um dos únicos três clubes no país a disputar todas as edições da Série A, e pensando nisso, o Esporte News Mundo resolveu relembrar como foram as últimas cinco estreias do clube da Gávea na competição.
O retrospecto recente em estreias no Brasileirão tem duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Nos últimos anos, o Flamengo brigou pelas primeiras posições até o final, sendo campeão ou vice em quatro edições seguidas. Veja abaixo como foram os jogos:
ESTREIA DE VINICIUS JÚNIOR – FLAMENGO 1 X 1 ATLÉTICO-MG
Na primeira rodada do Brasileirão 2017, o Flamengo recebeu o Atlético-MG no Maracanã, no dia 13 de maio. Em jogo movimentado, as equipes empataram por 1 a 1, gols de Matheus Sávio para o Rubro-Negro e Elias para o Galo. A partida marcou a estreia de Vinicius Júnior no profissional com apenas 16 anos de idade.
No final do campeonato, o Flamengo terminou em sexto lugar e sofreu para garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores do ano seguinte.
+ Diante de clima tenso, Ayrton Lucas e Santos são apresentados no Ninho do Urubu
+ Autor de gol na estreia do Flamengo, Bruno Henrique integra time da semana da Libertadores
ESTREIA POLÊMICA – VITÓRIA 2 X 2 FLAMENGO
Não faltou polêmica na primeira partida do Flamengo no Brasileirão 2018. Jogando contra o Vitória no Barradão, em Salvador, o time da Gávea saiu na frente com um gol de Lucas Paquetá com 16 segundos de partida. Porém, no decorrer da partida, o árbitro Wagner Reway mudou o destino do jogo. Primeiro, marcou um pênalti inexistente e expulsou o meia Éverton Ribeiro. No segundo tempo, Réver marcou para os cariocas em um gol irregular.
Na reta final do campeonato, faltou fôlego ao Flamengo, que deixou o Palmeiras escapar nas últimas rodadas e terminou na segunda colocação.
O ANO MÁGICO – FLAMENGO 3 X 1 CRUZEIRO
O ano de 2019 é um capítulo a parte na história rubro-negra. Porém, o início daquela temporada foi de altos e baixos. O título Carioca e a instabilidade na Libertadores marcaram os primeiros meses daquela temporada. Mas, a primeira rodada do Brasileirão indicava um novo caminho. Com dois de Bruno Henrique e um de Gabigol, o Flamengo venceu o Cruzeiro no Maracanã. A partida também marcou a despedida do zagueiro Juan, que encerrou sua carreira.
No final do ano, o Flamengo enfim conquistou o título brasileiro após 10 anos, além da Libertadores.
INÍCIO ESTRANHO – FLAMENGO 0 X 1 ATLÉTICO-MG
Se 2019 foi um ano mágico para o Flamengo, a temporada seguinte indicava a mesma toada. Porém, a pandemia de COVID-19 atrapalhou todos os planos da Gávea. Além de atrasar o calendário, o time ainda viu Jorge Jesus, técnico histórico do clube, voltar para o Benfica, em Portugal. Com pouco tempo para a estreia no Brasileirão, o Rubro-Negro trouxe outro técnico estrangeiro, o espanhol Domènec Torrent. Sem público, primeira partida naquele campeonato teve gol contra de Filipe Luís e uma enxurrada de chances desperdiçadas pela equipe carioca.
Porém, no final de tudo, aos trancos e barrancos, o Flamengo conquistou o bicampeonato nacional, repetindo o feito da década de 80 e adicionando mais uma taça à coleção.
PARECIA QUE IA SER BOM… – FLAMENGO 1 X 0 PALMEIRAS
O início no Brasileirão 2021 não poderia ser melhor para o Flamengo. Ainda sem público no Maracanã por conta da pandemia, o Rubro-Negro venceu o Palmeiras com gol de Pedro. Porém, o restante do ano para o time da Gávea foi caótico. Primeiro, Rogério Ceni foi demitido no meio da temporada. Renato Gaúcho assumiu a equipe, e após um começo arrasador, terminou ruindo junto com o elenco.
O final da temporada 2021 do Flamengo foi frustrante. Vice-campeão da Libertadores, vice-campeão brasileiro e eliminado na semifinal da Copa do Brasil.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
MAIS UM CAPÍTULO
Agora, o Flamengo tem a chance de escrever mais uma página na história do Brasileirão. Só que a missão não parece ser tão simples. O time carioca encara o Atlético-GO, fora de casa, no meio de uma enorme crise. A pressão nos bastidores da Gávea e do Ninho do Urubu tem atrapalhado no rendimento da equipe, basta saber se o início do campeonato nacional vai acalmar os ânimos ou piorar a situação.