Automobilismo

Relembre o que aconteceu no último Grande Prêmio da Bélgica de F1

Leclerc dedicando sua vitória à Hubert Créditos: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

O Circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, é um dos mais tradicionais do calendário da Fórmula 1. Desde 1950 na categoria, o autódromo já sofreu algumas alterações ao longo do tempo, mas nada que pudesse tirar a identidade da pista, que são as rápidas curvas e retas longas. Apenas dois brasileiros venceram em Spa: Ayrton Senna, com cinco vitórias (1985 e de 88 até 91, seguidamente); além dele, Felipe Massa também venceu, em 2008. Já o maior vencedor, é o hepta-campeão Michael Schumacher, com seis vitórias. Mas você lembra o que aconteceu na corrida do ano passado? Quem foi o vencedor? Confira aqui então um pouco mais sobre o final de semana na Bélgica, em 2019.

+ GP da Turquia retorna a Fórmula 1, mais três corridas são confirmadas e calendário é fechado

Vitória vermelha!

Diferentemente deste ano, em que a Ferrari vem sendo a grande decepção da temporada, principalmente por conta de problemas internos e no desempenho do carro, ano passado a equipe tiveram seus bons momentos na competição. Não à toa, eles terminaram o Campeonato Mundial de Construtores em 2º lugar, com 504 pontos, 87 à frente da Red Bull.

Após não renovar com o campeão mundial Kimi Räikkönen, a escuderia italiana apostou no jovem prodígio Charles Leclerc para 2019. O piloto fez sua estreia na F1 em 2018 e foi muito bem na antiga Sauber, que hoje é denominada de Alfa Romeo.

Leclerc começou o ano voando, com uma Pole Position já na segunda corrida (das sete que ele conquistou no ano). No entanto, a primeira vitória do piloto monegasco (que venceu duas corridas ano passado) na F1 foi apenas no 13º GP, justamente em Spa. Após dobradinha da equipe de Maranello no Treino Classificatório, com a Pole para Charles, Vettel não segurou as duas Mercedes que vinham logo atrás e acabou terminando em 4º lugar. Mas o jovem piloto de 22 anos conseguiu levar a Ferrari ao lugar mais alto do pódio, vencendo de ponta a ponta. Lewis Hamilton em 2º e Valtteri Bottas em 3º fecharam o pódio do Grande Prêmio da Bélgica de 2019.

Créditos: Will Taylor-Medhurst/Getty Images

+ Equipes da Fórmula 1 assinam Pacto de Concórdia e aceitam mudanças no regulamento a partir de 2021

Tragédia na F1

Por conta das altas velocidades, o Circuito de Spa-Francorchamps é considerado um dos mais perigosos da Fórmula 1. No entanto, por este mesmo motivo, ele é também um dos favoritos dos pilotos. Para exemplificar isso, basta lembrar de 1999, onde os pilotos Jacques Villenueve e Ricardo Zonta foram vítimas de graves acidentes, que felizmente não tiverem maiores complicações.

Mas, lamentavelmente, ano passado o jovem piloto Anthoine Hubert não teve a mesma sorte. Antes do início do GP da Fórmula 1, aconteceu a corrida da Fórmula 2, onde um grave acidente envolvendo cinco carros assustou todos que estavam presentes no momento. Os carros de  Marino Sato, Ralph Boschung e Giuliano Alesi se evolveram no acidente, mas não foram muito afetados. Diferente da forte colisão entre Juan Manuel Correa e Hubert, que acabou sendo pior para o piloto francês. Ambos foram retirados às pressas e a corrida recebeu bandeira vermelha, mas Anthoine não sobreviveu. Ele tinha um futuro brilhante pela frente e era muito talentoso. Devido à isso, todos sentiram sua morte e antes da largada da F1 foi feita uma bela homenagem, com todos os pilotos presentes.

Créditos: Peter Fox/Getty Images

Homenagens

Pierre Gasly, Geroge Russell e Charles Leclerc eram amigos de Hubert e postaram homenagens para o jovem piloto nesta quinta-feira (27). Leclerc, que inclusive foi o vencedor da corrida em Spa, dedicou a vitória no dia ao falecido companheiro de pistas. Juan Manuel Correa, que estava envolvido no acidente, também postou em suas redes sociais. Além deles, o perfil oficial da F1 postou um vídeo emocionante para lembrar da eterna promessa que foi Anthoine Hubert. Vale lembrar também que a  Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aposentou o número que o piloto francês usava, o 19.

View this post on Instagram

10 years ago. Memories last forever. #AH19

A post shared by Charles Leclerc (@charles_leclerc) on

Na foto estão: Gasly em 1º, Leclerc em 2º e Hubert em 3º.
Pierre Gasly colocando flores no local do acidente.
Juan Manuel Correa visitando o local do acidente.
Iniciais e o número de Hubert no capacete que George Russell usará neste final de semana.

+ Confira como estão as equipes após seis corridas do calendário da Fórmula 1

O Treino Classificatório do Grande Prêmio de Spa-Francorchamps, na Bélgica ocorre neste sábado (29), às 10:00 e a Corrida será neste domingo (30), às 10:10.

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Relembre o que aconteceu no último Grande Prêmio da Bélgica de F1 | DF MANCHETES

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo