Futebol americano

Relembre as primeiras escolhas do Draft da NFL nas últimas dez temporadas

Foto: Divulgação/Twitter/NFL Draft

Todos os anos a grande expectativa que cerca os momentos que antecedem ao Draft da NFL é descobrir qual será o jogador que será o primeiro escolhido. Além de ser a garantia de um bom contrato financeiro para o atleta, as franquias apostam sempre que este jogador em específico poderá ser o nome que irá mudar o seu destino. Jogadores históricos da liga como Terry Bradshaw (1970), John Elway (1983), Troy Aikman (1989) e Peyton Manning (1998) foram alguns dos selecionados como o #1. Todavia, outros nomes como Ki-Jana Carter (1995), Tim Couch (1999) e JaMarcus Russell (2007) não tiveram brilho e colecionaram passagem apagada pela NFL, mesmo chegando cercados de altíssimas expectativas.

                 

Na história foram 86 atletas selecionados como a primeira escolha do draft. O Indianapolis Colts e o Los Angeles Rams foram os times que até hoje mais tiveram primeiras escolhas, com sete atletas escolhidos. E destes 86 jogadores, 43 foram selecionados para disputar o Pro Bowl, o jogo das estrelas da NFL.

Relembre agora quem foram os últimos jogadores escolhidos como a primeira escolha do draft da NFL nas últimas dez temporadas:

2011

Cam Newton (Quarterback) – Auburn

Vencedor do Troféu Heisman em 2010 (prêmio dado ao melhor jogador do futebol universitário), Newton foi selecionado como a primeira escolha do Carolina Panthers naquele draft e logo se tornou um dos quarterbacks de destaque da NFL. Já em seu segundo ano na liga, o “Super Cam” foi eleito o jogador ofensivo do ano. Em 2015, a consagração chegou quando Newton eleito o MVP daquela temporada, liderando os Panthers até o Super Bowl 50, onde foram derrotados pelo Denver Broncos. Após rápida passagem pelo New England Patriots em 2020, ele voltou para Carolina na temporada passada.

2012

Andrew Luck (QB) – Stanford

Em 2012 o Indianapolis Colts jogou suas fichas em Andrew Luck e o apontou como sucessor de Peyton Manning como quarterback titular. E a aposta teve impacto imediato para a franquia e de forma positiva. Apesar de não ter conquistado nenhum título nos Colts, Luck foi eleito quatro vezes para o Pro Bowl em sete temporadas e foi o líder em passes para touchdown em 2014. Porém, uma série de lesões prematuramente antecipou a aposentadoria do jogador, que deixou a NFL em 2019.

2013

Eric Fisher (Offensive Tackle) – Central Michigan

Com a primeira escolha em 2013, o Kansas City Chiefs selecionou Eric Fisher para reforçar a sua linha ofensiva. Em oito temporadas defendendo a camiseta dos Chiefs, Fisher foi duas vezes escolhido para o Pro Bowl (2018 e 2020), além de ter sido campeão do Super Bowl LIV. Em 2021 o bloqueador acabou sendo dispensado pelos Chiefs e, pouco depois, assinou contrato com o Indianapolis Colts. Jogou até o momento 132 partidas na NFL, sendo 128 como titular.

2014

Jadeveon Clowney (Defensive End) – South Carolina

Detentor da primeira escolha no draft de 2014, o Houston Texans optou em reforçar a sua linha de defesa. E o nome escolhido na primeira escolha foi o de Jadeveon Clowney, o primeiro jogador defensivo escolhido como #1 desde 2006, quando Mario Williams foi selecionado também pelos Texans. Clowney nas cinco temporadas em que atuou em Houston foi selecionado três vezes para o Pro Bowl (2016-18). Em 2019 saiu dos Texans e jogou por Seattle Seahawks, Tennessee Titans e Cleveland Browns. Atualmente está sem time.

2015

Jameis Winston (QB) – Florida State

Ganhador do Troféu Heisman em 2013 e campeão universitário com Florida State em 2014, Winston foi a grande aposta do Tampa Bay Buccaneers como o primeiro selecionado no draft da NFL de 2015. Bateu diversos recordes nos cinco anos em que esteve nos Bucs, incluindo ser o líder em jardas de passe na temporada em 2019. Porém, no mesmo ano, ele também liderou as estatísticas de interceptações e passes interceptados retornados para touchdown. Acabou não tendo seu contrato de calouro renovado após aquela temporada e foi parar no New Orleans Saints, onde está até o momento.

Quer ficar por dentro de tudo dos esportes americanos? Siga o Podcast Timeout no Spotify!

2016

Jared Goff (QB) – California

Em 2016 Jared Goff foi selecionado como a primeira escolha do draft pelo Los Angeles Rams, que buscava um quarterback talentoso para reviver o ataque da franquia. A opção em Goff parecia fadada ao fracasso logo no seu primeiro ano na liga, quando perdeu todos os sete jogos em que entrou como titular. Entretanto, no ano seguinte ele deu a volta por cima e levou os Rams para os playoffs pela primeira vez após 13 anos. E foi mais além em 2018, quando liderou o time ao Super Bowl LIII e foi derrotado pelos Patriots. Porém, não manteve a mesma regularidade nas duas temporadas seguintes e foi trocado para o Detroit Lions em 2021. Goff foi duas vezes selecionado para o Pro Bowl (2017 e 2018).

2017

Myles Garrett (DE) – Texas A&M

Dono da primeira escolha do draft em 2017, o Cleveland Browns vinha mal das pernas e apostou no defensor Myles Garrett, quase que apontado por unanimidade como o melhor jogador daquela classe universitária na sua posição. E rapidamente Garrett se tornou um dos nomes de referência da equipe de Cleveland, com três aparições no Pro Bowl (2018, 2020 e 21) e duas vezes escolhido como All Pro (2020-21). Garrett já registrou 58.5 sacks em 68 partidas disputadas com a camisa dos Browns. É apontado como um dos melhores defensores no momento em atividade na NFL.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

2018

Baker Mayfield (QB) – Oklahoma

Novamente possuíndo a primeira escolha do draft da NFL em 2018, agora os Browns optariam em buscar um quarterback para mudar a cara de seu setor ofensivo. Baker Mayfield, ganhador do Troféu Heisman em 2017, foi o nome escolhido para tal missão. Já na sua primeira partida como titular foi vitorioso e obteve a primeira vitória dos Browns após 19 derrotas consecutivas na liga. E mais: se tornou o QB com mais passes para touchdown numa temporada como calouro (27). Não repetiu a mesma produção em 2019. Mas no ano seguinte Mayfield levou os Browns aos playoffs desde 2002 e conseguiu a primeira vitória em pós-temporada desde 1994. Atualmente ele convive com situação indefinida em Cleveland para a temporada 2022.

2019

Kyler Murray (QB) – Oklahoma

Mais um quarterback vindo de Oklahoma foi selecionado como a primeira escolha no draft em 2019. Desta vez, o Arizona Cardinals selecionou o vencedor do Troféu Heisman do ano anterior, Kyler Murray. A curiosidade é que Murray também jogava beisebol e foi selecionado no draft da MLB no mesmo ano pelo Oakland A’s. Mas o jogador optou em seguir carreira mesmo na NFL. E logo na sua primeira temporada (2019) foi eleito o jogador ofensivo do ano da liga, além de duas aparições consecutivas no Pro Bowl (2020-21) e levar os Cardinals aos playoffs pela primeira vez desde 2015. É considerado um dos mais talentosos QBs da nova geração.

2020

Joe Burrow (QB) – LSU

Premiado com o Troféu Heisman e de quebra com o título nacional com LSU em 2020, Joe Burrow foi a grande aposta do Cincinnati Bengals como a primeira escolha no draft de 2020 para ser o líder de uma franquia que a vários anos um QB de alto nível. E a escolha no jovem talento parece ter sido certeira. Apesar de ter se machucado gravemente na sua temporada de estreia, Burrow liderou os Bengals em 2021 a grande campanha que os levou ao Super Bowl LVI, quando foram derrotados pelo Los Angeles Rams. Desde 1988 os Bengals não chegavam a decisão da liga e desde 1990 não venciam um jogo de playoff, a maior seca das quatro grandes ligas esportivas nos Estados Unidos.

2021

Trevor Lawrence (QB) – Clemson

Apontado com um dos maiores talentos recém-surgidos no futebol universitário, Trevor Lawrence chegou a NFL como a grande esperança para reviver os bons tempos no Jacksonville Jaguars. Líder de vitórias na história da Universidade de Clemson e campeão universitário em 2019, os Jaguars não titubearam em seleciona-lo como o número 1 do draft da NFL no ano passado. Lawrence teve uma temporada de calouro apenas discreta, obtendo três vitórias em 17 jogos, com 12 touchdowns e 17 interceptações. Mas espera-se ver uma evolução do jogador na próxima temporada da NFL.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo