Paralimpíadas

Medalhas no atletismo, natação e taekwondo: o dia do Brasil na Paralimpíada

Rogerio Capela / CPB

O Brasil teve mais um grande dia na Paralimpíada de Tóquio 2020 com direito a novas medalhas em três modalidades: atletismo, natação e tawkwondo. Essa última fez a sua estreia em Jogos Paralímpicos.

Nas pistas, um ouro, uma prata e um bronze, conquistados por Alessandro Rodrigo, Marivana Oliveira e Mateus Evangelista, respectivamente. Na piscina, Gabriel Araújo confirmou seu favoritismo e conquistou seu segundo ouro na Paralimpíada, enquanto em outra prova tivemos surpresa, com Talisson Glock vencendo Antonio Fantim e também faturando um ouro. No taekowndo, Nathan Torquado ficou com o ouro na estreia da competição.

Veja como foi o dia do Brasil

Atletismo

Foram três medalhas conquistadas para o Brasil. O ouro chegou com Alessandro Rodrigo, no lançamento de disco classe F11 dominando a prova, com marcas para o ouro em todos os seus lançamentos válidos e chegando à conquista com 43,16m. Foi o bicampeonato paralímpico para o atleta brasileiro.

No arremesso de peso F35, Marivana Oliveira ficou com a prata ao arremessar para 9,15m e no salto em distância F37, Mateu Evangelista saltou para 6,5m, a melhor marca do atleta na temporada e ficou com a medalha de bronze. Após o conquista, Mateus comemorou mostrando uma roupinha de bebê, para celebrar o filho recém-nascido Luca.

Natação

A natação do Brasil segue acumulando conquistas na piscina de Tóquio e somou dois ouros para a sua conta. Talisson Glock conquistou o ouro nos 400m livre classe s6, com uma surpreendente vitória sobre o italiano Antonio Fantim, campeão mundial da prova. Enquanto Gabriel Araújo não teve problemas para dominar os 50m costas e faturar o ouro com uma larga vantagem sobre os adversários.

Taekwondo

Nathan Torquato conquistou o primeiro ouro do Brasil na modalidade, que estreou em jogos paralímpicos, mesmo sem uma final para disputar. O atleta brasileiro, que disputa na categoria até 61kg, classe k44, passou por Mitsuya Tanaka, do Japão e Antonio Bassolo, da Itália, antes de encarar Parfait Hakizimana, de Burundi, que compete pelo time de refugiados, na semifinal. Com a vitória, ele avançou para uma final que não aconteceu, já que no outro lado da chave Danil SIdorov, do Comitê Olímpico Russo, foi desclassificado por acertar um golpe ilegal no egípcio Mohammed Elzayat, que teve que ser levado para o hospital. O lutador do Egito até tentou retornar para a final, mas não teve condições de competir.

Goalball

No masculino, o Brasil teve vida dura contra a Lituânia. A etapa inicial terminou com vitória suada em 3 a 2, mas a Seleção Brasileira abriu boa vantagem no segundo tempo para vencer por 9 a 5. Parazinho foi o grande destaque do jogo com cinco gols marcados, sendo quatro deles em penalidades. Agora, o Brasil enfrenta a China na final, em busca de mais um ouro na modalidade.

No feminino o jogo foi bem mais duro, um verdadeiro duelo contra os Estados Unidos, que só acabou com a cobrança alternada de pênaltis e a vitória dos Estados Unidos. As brasileiras começaram abrindo 2 a 0 na primeira etapa, com dois gols marcados por Jéssica Gomes, mas o time norte-americano conseguiu a recuperação com Amanda Denis, que marcou dois gols e empatou a partida faltando apenas 15 segundos para o final. Na disputa decisiva, o Brasil se manteve vivo com duas defesas, que seguraram o time na competição. Katia Silva acabou desperdiçando a última cobrança o Brasil caiu na semifinal, repetindo o ocorrido no Rio, em 2016. A equipe ainda pode buscar a medalha inédita, em disputa pelo pódio contra o Japão.

Futebol de 5

O Brasil venceu mais uma no futebol de 5 e está na final da competição. A Seleção vai em busca do penta e agora encara a Argentina na final, duelo cheio de rivalidade. Invicta e sem sofrer gols no torneio, a equipe do Brasil encarou o Marrocos e teve um jogo bastante complicado, decidido na individualidade de Jefinho, que marcou o gol solitário, que classificou o time para a próxima fase.

Vôlei Sentado

A equipe brasileira perdeu de virada para a o Comitê Paralímpico Russo, depois de vencer o primeiro set. O Brasil ainda disputa o bronze contra a Bósna Herzegovina.

Bocha

Já medalhista na categoria individual, o Brasil iniciou a sua jornada na disputa por equipes da modalidade. Nas três classes o Brasil estreou perdendo, mas conseguiu a recuperação e venceu a segunda rodada em todas elas também e segue na briga por medalhas.

Canoagem

Tem brasileiro na final da canoagem paralímpica: Fernando Rufino garantiu a vaga vencendo a sua bateria na eliminatória do Va’a 200m, enquanto no caiaque, também 200m, ele foi segundo colocado e terá que disputar a semifinal, assim como outros seis atletas do Brasil.

Badminton

O Brasil teve boa estreia no badminton, com seu único representante na competição: Vitor Tavares, que derrotou Didin Tareosh, da Malásia. O brasileiro já havia vencido um set e caminhava para vencer o segundo, quando o adversário se retirou da partida. Vitor vai encarar o indiano Krishna Nagar para decidir o primeiro classificado do grupo.

Tiro com arco

O Brasil atingiu seu melhor desempenho na história da modalidade com Fabiola Dergovics, que parou nas quartas de final, após vencer duas disputas na competição. Ela foi derrotada pela campeã Zahra Nemati, do Irã, que chegou na sua terceira conquista paralímpica.

Quadro de medalhas

Com as conquistas de hoje, o Brasil chegou a 54 medalhas, sendo 19 de ouro, 13 de prata e 22 de bronze, ficando na 6ª colocação da Paralimpíada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo