Num ano onde o futebol foi paralisado abruptamente no inicio da temporada, os clubes tiveram que se adaptar as novas formas de jogar, sem público nos estádios, com distanciamento, além de passar o final do ano jogando, o que normalmente eram férias. Devido à Pandemia da Covid-19 que assolou o mundo neste ano, os hábitos e várias coisas mudaram. O que não mudou foi à força que a Associação Chapecoense de Futebol tem. No Brasileirão de 2019, o Índio Condá caiu para a Série B, mas 2020 mostrou que a Chape cai mas levanta, e que o seu lugar no Brasileirão Série A de 2021 está garantido. Claro que o ano não foi só flores, teve eliminação na Copa do Brasil, mas teve titulo além de estar fazendo uma campanha brilhante na Série B.
Campeonato Catarinense
O ano de 2020 começou oficialmente para a Chapecoense em 22 de janeiro, uma quarta-feira, na primeira rodada do Campeonato Catarinense. Contra o Avaí, a Chape ficou no 0 à 0. E não foi um inicio de ano muito bom, por pouco a Chape não foi disputar o rebaixamento no Campeonato Estadual. Na fase de grupos, o clube terminou na décima colocação com 10 pontos conquistados em 9ª rodadas. E essa nona rodada foi realizada em 15 de março, dia em que praticamente tudo parou por causa da Pandemia.
Quando o futebol voltou, veio as quartas de finais, jogos de ida e volta no inicio de julho. A Chape venceu por 2×0 o primeiro jogo e empatou em 1×1 o segundo, contra o Avaí, assim avançando para as semifinais. No dia 05 de agosto, venceu o Criciúma nos pênaltis e fez a final do Catarinense contra o Brusque. Sem muitos problemas, venceu o primeiro jogo por 2×0 e o segundo por 1×0, e se sagrou campeão do Catarinense 2020. Um título que coroou a recuperação do clube durante o campeonato.
Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, a Chape começou arrebentando, em 19 de fevereiro venceu o Boavista por 2 à 0 na primeira fase da competição, mas logo foi eliminada. Na segunda fase jogou contra o São José-RS e perdeu nos pênaltis por 5×4 depois ter sido 0x0 no tempo normal. Uma eliminação precoce na Copa do Brasil.
Brasileirão Série B
O Brasileirão começou após a paralisação da Pandemia. A 1ª rodada foi realizada em 07 de agosto com um 0x0 amargo na Arena Barueri contra o Oeste e na sequência contra o CSA, mas depois a Chapecoense deslanchou, virou líder e faz de tudo para seguir no topo da tabela. O clube vai fechar o ano de 2020 na liderança, com 62 pontos conquistados após 31ª rodadas. A continuação dos jogos da Série B já voltam neste final de semana e a Chape joga contra o Brasil de Pelotas na Arena Condá no domingo (03) com o objetivo de manter a liderança da Série B, mas já está matematicamente garantida na elite do futebol brasileiro em 2021.