Futebol Internacional

Retrospectiva 2020: Relembre os principais campeões europeus do ano

Foto: Manu Fernandez/AFP via Getty Images

Em uma temporada marcada pela pandemia de Covid-19, o calendário do futebol europeu sofreu mudanças drásticas até que os campeões das principais ligas do continente fossem conhecidos. Muitos campeonatos foram paralisados por três meses, torneios mata-mata foram decididos em jogo único e houve até o caso isolado na Ligue 1, que foi encerrada antes da disputa das 38 rodadas.

Para marcar os grandes triunfos da temporada europeia em 2020, o Esporte News mundo reuniu os campeões das principais competições do Velho Continente. Você lembra de todos? Confira!

Hala Madrid y nada más!

(Foto: Divulgação/Real Madrid C.F.)

Após derrotar o Villarreal por 2 a 1, no dia 16 de julho, o Real Madrid foi campeão pela 34ª vez da La Liga, título que não conquistava desde a temporada 2016/17. Os Merengues terminaram a última edição do Campeonato Espanhol com 26 vitórias, 9 empates e apenas 3 derrotas, totalizando 87 pontos, cinco a mais que o Barcelona, vice-colocado.

A espera acabou

(Foto: Divulgação/Liverpool FC)

Eram 30 anos sem conquistar o campeonato nacional. Depois de bater na trave na temporada anterior, O Liverpool de Klopp deixou claro desde o início da edição 2019/20 da Premier League que faria de tudo para levar o troféu para Merseyside pela primeira vez na história. E assim foi. Com uma campanha espetacular de 32 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, os Reds somaram 99 pontos, 18 a mais que o vice-colocado Manchester City, e foram campeões com sete rodadas de antecedência.

Hegemonia de Turim

(Foto: Valerio Pennicino/Getty Images)

Pela nona temporada consecutiva, a Itália se pintou de preto e branco. Com uma campanha mais irregular em comparação aos anos anteriores, a Juventus aumentou a hegemonia no país ao conquistar o 36º Scudetto de sua história. Em 2019/20, a Velha Senhora acumulou 26 vitórias, 5 empates e 7 derrotas, somando 82 pontos.

Tudo normal na Alemanha

(Foto: Divulgação/Bayern de Munique)

Após um início de temporada com altos e baixos, o Bayern de Munique retomou o caminho de glórias no Campeonato Alemão a partir da efetivação do auxiliar Hansi Flick no dia 3 de abril. Daquela data até o fim da Bundesliga, os bávaros construíram uma sequência invicta e terminaram a competição com 26 vitórias, 4 empates, 4 derrotas e 82 pontos. Foi o primeiro título da Era Hansi Flick, que ainda acumularia as conquistas da Copa da Alemanha, Supercopa da Alemanha, Champions League, Supercopa da Europa e o posto simbólico de melhor futebol do mundo.

Só acaba quando termina? Nem sempre

(Foto: Divulgação/PSG)

Com as atividades esportivas proibidas pelo governo francês até o mês de setembro, a disputa da Ligue 1 de 2019/20 foi interrompida na 27ª rodada e o Paris Saint-Germain, então líder da competição com 68 pontos, foi decretado campeão em comum acordo com os demais clubes e chegou ao sétimo título nos últimos oito anos, o terceiro de forma consecutiva.

Europa Sevilla League

(Foto: Ina Fassbender/Pool via Getty Images)

Após eliminar o Manchester United nas semis e derrotar a Inter de Milão na grande final, ambos de virada, o Sevilla conquistou seu sexto título da Europa League e se consolidou como uma potência no cenário internacional do continente.

Rolo compressor bávaro

(Foto: Divulgação/UEFA Champions League)

Com uma campanha irretocável, o Bayern de Munique se tornou o primeiro clube a conquistar a Champions League com 100% de aproveitamento. Foram 11 vitórias em 11 jogos, 43 gols marcados (melhor média de ataque da história) e apenas oito sofridos. Fez oito no Barcelona, sete no Chelsea (em dois jogos), sete no Tottenham, três no Lyon e controlou o PSG de Neymar e Mbappé na decisão. Lewandowski foi o artilheiro com 15 gols e também o maior garçom, com seis assistências, ao lado de Di María.

Rainhas da Champions

(Foto: Divulgação/Lyon)

Depois de passar por Bayern de Munique e PSG em dois jogos duríssimos, o Lyon não teve tanta dificuldade contra o Wolfsburg na grande final e abriu 2 a 0 logo no primeiro tempo. Com a vantagem no placar, as Lobas administraram o resultado e carimbaram o quinto título consecutivo da Champions League com uma vitória por 3 a 1 sobre as alemãs. Pelo segundo ano seguido, o clube francês conquistava a tríplice coroa na temporada europeia.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo