Futebol Internacional

Retrospectiva 2020: O ano do futebol argentino

Foto: Esporte News Mundo

O ano de 2020, apesar da pandemia, foi um ano intenso e cheio de histórias que marcaram o cenário do futebol mundial. Na Argentina não foi diferente, conhecemos o campeão da superliga nacional, vimos ídolos nos deixarem, times se sobressaindo no cenário internacional e também polêmicas. O Esporte News Mundo reuniu os principais acontecimentos do ano no futebol argentino.

Dale dale dale Boca

Diferente do calendário brasileiro, o Campeonato Argentino iniciou ainda em 2019, entretanto o grande campeão foi conhecido apenas em 2020. O torneio que foi decidido na última rodada teve grande emoção. Na época, ainda disputado por pontos corridos, o campeão tinha tudo para ser o River Plate, mas nas últimas rodadas o Boca Juniors fez uma virada histórica e tornou-se líder da competição. Na última rodada, um tropeço da equipe Millonaria diante do Atlético Tucumán e a vitória dos Xeneizes sobre o Gimnásia de La Plata deu o título a equipe de La Boca.

Boca Juniors recebe o troféu de Campeão Argentino 19/20. Foto: Reprodução/Boca Juniors

Mudança das regras do torneio

Por conta da pandemia, uma das coisas que precisou mudar foi a regra do Campeonato Argentino. Se antes o torneio era disputado por pontos corridos, essa temporada passou a ser em um formato inédito, sendo disputada em grupos e final única. Outra novidade foram os rebaixamentos que passaram a não existir nesse novo formato, deixando assim que todas as equipes permanecessem na primeira divisão do torneio. Sem um fim, conheceremos o campeão somente em 2021. Ah, o campeonato também mudou seu nome, se antes era Superliga Argentina de Futebol, passou a se chamar Copa Diego Maradona.

O adeus aos ídolos

O ano também foi marcado pelo adeus a alguns ídolos argentinos, dentre eles, um dos maiores jogadores de futebol que o mundo conheceu: Diego Maradona. O eterno camisa 10 viveu um ano complicado em questão de saúde, precisou ser operado com urgência e preocupou a todos. Dias após receber alta do hospital, sofreu uma parada cardíaca e faleceu em sua casa, em Buenos Aires. A comoção tomou conta de todo um país, que se aglomerou nas ruas da Capital Porteña para se despedir do ídolo. A Casa Rosada, sede do governo federal, cedeu seu espaço para o velório, que recebeu cerca de 1 milhão de argentinos para a despedida.

Velório de Maradona recebeu cerca de 1 milhão de argentinos na Casa Rosada. Confusões marcaram a despedida do maior ídolo do país. Foto: ALEJANDRO PAGNI / AFP, via getty images

Outro argentino que nos deixou, foi Alejandro Sabella. O ex-técnico da Seleção Albiceleste passou mal e precisou ser internado no mesmo dia em que Maradona faleceu. Após alguns dias no hospital, Sabella não resistiu e também faleceu. A sede da AFA foi o local de sua última despedida e recebeu amigos, parentes e jogadores.

As surpresas

O ano também foi marcante para equipes que se consagraram no futebol argentino. Enquanto na Libertadores, Boca Juniors e River Plate disputam mais uma semifinal e podem repetir 2018, disputando a final entre eles, na Sul-Americana Defensa y Justicia, Lanús e Velez Sarsfield ainda sobrevivem no torneio. Enquanto o Halcon de Varela enfrentará o Club de Deportes Coquimbo Unido na semifinal, os outros dois argentinos se enfrentarão. Ou seja, de qualquer maneira teremos um argentino na finalíssima da competição.

Defensa y Justicia vence o Bahia e é semifinalista da Copa Sul-Americana. Foto: Reprodução/Defensa y Justicia

Outro time que chamou atenção, foi o Racing. Após uma vitória emocionante sobre o Flamengo, nas oitavas da Libertadores, o clube enfrentou o Boca Juniors nas quartas. O primeiro jogo, o time de Avellaneda venceu, entretanto acabou sendo derrotado na partida de volta e deu adeus ao torneio.

Um dos maiores clássicos do mundo não aconteceu

Boca e River Plate não se enfrentaram em 2020. Por conta das paralisações e mudanças nas regras do torneio, os dois maiores rivais argentinos não se encontraram dentro de campo. Entretanto, a primeira partida de ambos em 2021, será justamente o superclásico. Boca e River se enfrentam pela Copa Diego Maradona já na primeira semana do ano, mais precisamente no segundo dia de 2021.

Para saber tudo sobre Futebol Argentino, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo