e-Sports

Revolução do e-sports: mercado surpreendente e crescente no Brasil

Arte: Divulgação

O Brasil, o país com a quinta maior população do mundo e lar de alguns dos fãs de esportes mais apaixonados do planeta, agora também é um mercado importante para os esportes eletrônicos. Em 2018, havia mais de 200 milhões de jogadores ativos no Brasil, tornando-o um dos maiores mercados de jogos do mundo. E esse número só deve crescer nos próximos anos à medida que a economia do Brasil continuar se fortalecendo.

O mercado de games no Brasil

O mercado brasileiro de games é um dos mais promissores do mundo. O país tem uma grande e crescente população de jogadores, e espera-se que a indústria cresça significativamente nos próximos anos. Vários fatores tornam o Brasil um mercado atrativo para as empresas de jogos.

● Primeiro, o Brasil tem uma demografia chave para as empresas de jogos.

● Em segundo lugar, a economia do Brasil está crescendo e espera-se que o país seja uma das maiores economias do mundo até 2025. Esse crescimento deverá trazer mais pessoas para a classe média, o que criará novas oportunidades para a indústria de jogos.

● Terceiro, o Brasil tem um grande número de usuários de Internet, e a penetração de banda larga do país está entre as mais altas do mundo. Isso fornece um grande mercado potencial para empresas de jogos online. Finalmente, o Brasil é o lar de alguns dos principais desenvolvedores de jogos, incluindo Ubisoft, Gameloft e Naughty Dog.

E-sports no Brasil

E-sports é uma forma de competição facilitada por sistemas eletrônicos, geralmente videogames. Os esportes eletrônicos geralmente assumem a forma de competições organizadas de videogames para vários jogadores, principalmente entre jogadores profissionais. Essas competições podem ser disputadas na frente de um público ao vivo ou podem ser transmitidas online.

O primeiro torneio de e-sports foi realizado em 1972, e a indústria cresceu desde então. Hoje, os e-sports são uma indústria multibilionária, com jogos sendo realizados em todo o mundo.

O e-sports é particularmente popular no Brasil, onde existem algumas equipes e torneios profissionais. Em 2018, o país sediou os Jogos Sul-Americanos da Federação Internacional de E-Sports, que contou com equipes de todo o continente. O Brasil também abriga algumas das principais organizações de esports, como pain Gaming e INTZ eSports Club.

Crescimento no Brasil

Os jogos pela Internet no Brasil tiveram um crescimento significativo nos últimos anos. Isso se deve principalmente à crescente popularidade dos jogos online e ao crescente número de pessoas que acessam a internet. O mercado brasileiro de jogos vale cerca de US$ 1,4 bilhão e deve crescer para US$ 2,5 bilhões até 2022. O mercado brasileiro de jogos agora é dominado por jogos gratuitos, que representam cerca de 90% de toda a receita. No entanto, espera-se que a crescente demanda por jogos premium represente 20% do mercado até 2022. Esse crescimento é impulsionado pelo número crescente de pessoas com renda disponível e pelo desejo de mais experiências de jogos de alta qualidade.

Os gêneros de jogos mais populares no Brasil são jogos de tiro em primeira pessoa (FPS), multiplayer online battle arena (MOBA) e estratégia em tempo real (RTS). Os jogos FPS são o gênero mais popular, representando cerca de 35% da receita de jogos. A popularidade dos jogos FPS é impulsionada pelo crescente número de pessoas com acesso a conexões de internet de alta velocidade, que permitem uma jogabilidade suave.

Como funciona o mundo dos jogos eletrônicos

O mundo do eGaming é fascinante, e há muitos aspectos diferentes nele. Em primeiro lugar, existem os próprios jogos. Estes podem ser qualquer coisa, desde jogos de tiro em primeira pessoa até arenas de batalha online para vários jogadores, e todos são projetados para oferecer aos jogadores uma experiência imersiva e emocionante.

Depois, há as plataformas em que esses jogos são jogados. Os jogos para PC existem há décadas, mas foi apenas nos últimos anos que os jogos de console decolaram. Os dois consoles mais populares são o Xbox One e o PlayStation 4, mas também existem outras plataformas nas quais os jogos podem ser jogados, incluindo dispositivos móveis e fones de ouvido de realidade virtual.

E depois há os torneios. São eventos onde os melhores jogadores de todo o mundo se reúnem para competir por prêmios e glória. O maior e mais prestigiado jogo é o Internacional, realizado todo mês de agosto. Mas vários torneios menores acontecem ao longo do ano.

Desafios do mercado brasileiro de games

O mercado brasileiro de jogos é um dos mais promissores globalmente e espera-se que continue assim no futuro. No entanto, alguns desafios precisam ser enfrentados para atingir seu pleno potencial.

Um dos maiores desafios é o alto nível de pirataria. O Brasil tem um dos maiores níveis de pirataria do mundo, o que significa que muitos jogadores estão jogando jogos piratas ou usando cópias ilegais de jogos. Este é um problema significativo para a indústria de jogos, resultando em perda de vendas e receita. Outro desafio é a falta de infraestrutura. O Brasil possui uma infraestrutura inadequada quando comparado a outros países do mundo. Isso inclui a falta de acesso à internet de banda larga, essencial para jogos.

O futuro dos e-sports brasileiros

Não há dúvidas de que o Esports tem crescido nos últimos anos, com mais e mais pessoas ao redor do mundo sintonizando para assistir jogadores profissionais competirem em vários jogos, e o Brasil tem sido uma das regiões mais quentes para Esports, com uma grande e base de fãs apaixonada que ajudou a impulsionar a cena a novos patamares. Agora, algumas empresas de apostas estão mostrando algum interesse em esportes tradicionais, e parece que os amantes de esports terão opções para seguir seu time favorito.

Conclusão

À medida que o mundo dos E-Sports continua a crescer, o mesmo acontece com sua popularidade no Brasil. Apesar de ser um fenômeno relativamente novo no país, o E-Sports já começou a decolar em grande estilo. Com um grande número de pessoas sintonizando para assistir a transmissões ao vivo e torneios, fica claro que há um apetite crescente por jogos competitivos no Brasil.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo