Guarani

Ricardinho, Ponte e vitrine: os bastidores do ‘sim’ de Lucão ao Guarani

Ricardinho, Ponte e vitrine: os bastidores do 'sim' de Lucão ao Guarani

O Guarani entrou em acordo, nesta segunda-feira, pela contratação de Lucão para disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Ainda não oficializado, centroavante recusou oferta de renovação junto ao CRB, com o qual tem contrato até 31 de maio, para fechar com o Bugre até o final desta temporada.

+ Guarani define camisa 9 e acerta contratação de Lucão até o fim da Série B

Abaixo, o Esporte News Mundo traz detalhes exclusivos de bastidores a respeito do ‘sim’ do camisa 9 ao Alviverde.

• RICARDINHO:

Uma conversa por telefone com Ricardinho, atualmente no Sport, foi determinante para Lucão declinar pela resposta positiva ao Guarani.

Graças ao laço de amizade construído durante passagem pelo Criciúma em 2017, atacante telefonou ao amigo particular em busca de informações internas do Bugre para decidir se toparia a oferta ou não.

A primeira impressão, até por jamais ter atuado em Campinas, não era das melhores, sobretudo por conta dos desmandos administrativos, salários atrasados em gestões passadas, crises políticas e tudo aquilo que o torcedor bugrino está cansado de ler diariamente nas notícias.

O posicionamento do herói do acesso na Série A2 do Campeonato Paulista de 2018, com gol decisivo na semifinal diante do XV de Piracicaba, entretanto, mudou a ‘primeira imagem’ e clareou o horizonte.

Ricardinho, embora tenha ter saído por falta de espaço com ex-técnico Thiago Carpini sem completar 100 jogos e no Recife desde o segundo semestre de 2020, garantiu que o Guarani tinha mudado administrativamente, com gestão bem mais profissional com Ricardo Miguel Moisés, no cargo desde setembro de 2019, e abafou os problemas conhecidos, até naturais por se tratar de um clube em processo de reformulação.

Na prática, assegurou que a transferência ao Brinco de Ouro da Princesa seria bom negócio ao projeto de carreira pelo tamanho do Alviverde e por estar em uma instituição bem mais organizada.

Convencido de que não renovar com o CRB seria o melhor caminho para sequência de 2021, em contato com o amigo particular, já até iniciou-se uma conversa informal sobre a melhor localização para aluguel de apartamento em Campinas.

• RIVAL:

Com Hernane Brocador em pauta, Ponte Preta, em busca de um centroavante, sondou Lucão há algumas semanas para descobrir a viabilidade de contratação.

A informação, sem detalhes de oferta, bases salariais e tempo de contrato, chegou por meio de um membro da comissão técnica de Roberto Fernandes, desligado nesta segunda-feira após segunda colocação no Campeonato Alagoano – derrota diante do CSA, nos pênaltis, no último sábado.

• MERCADO:

O Guarani, prestes a oficializar o negócio, venceu queda de braço com, pelo menos, quatro rivais de Série B do Campeonato Brasileiro.

O time campineiro encontrou um denominador comum no que diz respeito ao vencimento mensal e conseguiu seduzi-lo mesmo com salário inferior aos tempos de Maceió.

Apesar de algumas condições não tão sedutoras, escolhas equivocadas no passado, as quais foram motivadas exclusivamente pelo dinheiro, serviram de lição para priorizar o projeto esportivo em detrimento à grana.

Botafogo e Coritiba, rebaixados no Campeonato Brasileiro de 2020, também demonstraram interesse, porém com proposta insuficiente sob ponto de vista econômico, especialmente a dos cariocas.

• POR QUE O GUARANI?

Defender as cores do Guarani sempre esteve nos planos de Lucão. Aos 29 anos, profissional terá a primeira grande passagem por clube de maior representatividade no estado de São Paulo – já defendeu o São Bento, de Sorocaba, em 2015 – e também significa a oportunidade de afirmação.

O fato de defender uma equipe com tradição, camisa pesada, estar na vitrine do futebol paulista, tido como principal e mais importante do Brasil, e a experiência inédita foram fatores preponderantes pelo ‘sim’.

• ESTUDOS:

O jogador, consciente do interesse bugrino há cerca de dez dias, aproveitou para estudar o elenco e ficou empolgado com o que viu, especialmente pelas presenças de Andrigo e Régis.

Há entendimento de que, com dois armadores de potencial e qualidade, tenha condições mais claras de balançar as redes e possa finalizar em maior frequência por jogo – estimativa otimista pode girar em torno de 15 tentos na Série B.

Lucão não tem nenhum amigo em particular no plantel dirigido por Daniel Paulista, mas saiu com impressão positiva do que viu, ao menos na teoria.

• ADEUS:

A saída pelas portas da frente do CRB representa o fim de um ciclo, visto como ‘necessário’ depois de duas temporadas em Maceió, onde, aparentemente, não é unanimidade perante a torcida.

Ele foi reserva no segundo e decisivo jogo do Campeonato Alagoano pelo fato de Roberto Fernandes, nos bastidores, ter planejado uma escalação com maior mobilidade e sem uma peça fixa na frente, o que foi desaprovado internamente.

QUANDO VEM?

Ainda não há uma data definida para Lucão deixar a capital alagoana e ser anunciado como novo reforço do Guarani na Série B.

Por ter contrato até o último dia de maio, talvez seja obrigado a esperar o término do acordo e, só a partir disso, viajar para Campinas.

Lucão tem pendências financeiras junto ao Galo em decorrência de salários atrasados e não pretende abrir mão do que tem direito a receber em um primeiro momento – pessoas próximas, porém, discutem a ideia de não embolsar o montante, que é significativo, mediante liberação imediata.

O objetivo era que o atleta, bem fisicamente e apto para jogo, se apresentasse no Brinco de Ouro da Princesa no começo desta semana para assinatura de contrato, realização de exames, início dos treinamentos e fosse regularizado para enfrentar o Vitória, na sexta-feira, às 19h, em casa – tal fato, porém, é improvável ou praticamente impossível.

PONTE AÉREA

O Conselho de Administração do Guarani, para se resguardar de possível concorrência ou investida no mercado, já enviou para Maceió um pré-contrato, que será assinado tão logo por Lucão, cuja validade deve ser 31 de novembro.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo