Apresentado oficialmente na noite desta sexta-feira pelo Vasco, o técnico Ricardo Sá Pinto não poupou elogios para a torcida e exaltou a história do clube. Em uma de suas primeiras falas como treinador vascaíno, Sá Pinto falou sobre as mensagens que recebeu de torcedores pelas redes sociais e comentou sobre a responsabilidade de retribuir esse carinho.
– Ainda antes de chegar ao Vasco senti esse carinho através das redes sociais, onde recebi muitas mensagens de incentivo, que mostraram que eu poderia ser uma boa alternativa, que gostariam que eu viesse ao clube. Estava escrito que um dia poderia vir a treina. Esse carinho foi muito importante na minha decisão. Sinto-me em casa. É uma grande responsabilidade porque quero muito ajudar o Vasco, quero muito ajudar a direção, a nossa equipe e a torcida. Ajudar a ser feliz, porque somos muitos. E, para mim, quando muitos estão felizes, é motivo de grande orgulho como treinador. É por isso que vou trabalhar – afirmou Sá Pinto em entrevista coletiva, antes de completar:
– A torcida tem sido fantástica. Peço que não seja impaciente. Ajude a equipe e acredite na equipe que teremos muitas vitórias nesse ano.
Contato com jogadores
Nesta sexta-feira, o técnico teve o primeiro contato com o elenco em São Januário. Ele ainda não comandará a equipe contra o Internacional, no domingo, mas ele revelou que viajará a Porto Alegre para acompanhar a partida.
– Não vou faltar. Serei mais um torcedor, vibrando para a gente buscar os três pontos. Foi isso que disse ao Alexandre e aos jogadores. Quero deixar isso público: ele tem feito um bom trabalho, foi campeão do sub-20. Vamos todos apoiá-lo para que possamos ganhar – antes de falar sobre o contato com o elenco:
– Foi muito bom, positivo. Senti eles com disposição conseguirmos juntos termos resultados positivos. Eles sabem que venho de realidade diferente, mas eles estão receptivos. O time está bem mentalmente e isso é meio caminho andado. Além dos jogadores, fui bem recebido por todo o staff. Todos. Eles estão querendo ajudar para eu e minha equipe nos adaptarmos o mais rápido possível.
Ao desembarcar no Rio de Janeiro, o português falou que já havia observado algumas partidas e visto pontos positivos na equipe. Agora, durante a coletiva, falou quais foram esses pontos.
– Eu observei muitos jogos. Quando vi, conheci boa parte do elenco. Vi coisas boas e, principalmente, atitude. É um time que quer fazer as coisas bem, quer ganhar o jogo. Claro que contra o Atlético-MG as coisas não deram certo. Mas contra o Flamengo, sim. Vi alma. Isso é fundamental. Isso temos de ter em todos os jogos. Senti que há compromisso dos jogadores. Isso é meio caminho andado, depois as questões táticas poderão ser melhoradas. Pequenos detalhes impediram de o time não ter melhores resultados. Não foi pelo adversário ou pela nossa falta de volume. É na concentração e na organização defensiva que podemos melhorar, nossa agressividade nos duelos. Podemos melhorar no último terço para fazer mais gols. Pouco a pouco e passo a passo para podermos chegar ao que melhor que queremos.
Perguntado sobre a questão financeira do Vasco e os atrasos no pagamento dos salários, Sá Pinto desconversou:
– Sobre questões financeiras, não compete a mim falar sobre isso – resumiu o treinador.