Por David Nascimento e João Vítor Castanheira
O lateral-esquerdo Riquelme, campeão da Copa do Brasil Sub-20 pelo Vasco neste domingo, é objeto de desejo da Real Sociedad, da Espanha. O clube espanhol fez uma primeira oferta na janela europeia de transferências do meio de 2020 e, conforme apurou o Esporte News Mundo, promete fazer outra investida no novo período de negociações que começa nesta segunda-feira (4) e vai até 2 de fevereiro.
O primeiro contato da Real Sociedad com Vasco por Riquelme aconteceu no fim de setembro, a uma semana do encerramento da janela de transferências da Espanha, que excepcionalmente em 2020, foi postergada para entre 4 de agosto e 5 de outubro devido à pandemia de coronavírus.
No entanto, alguns fatores atrapalharam a negociação. A Real Sociedad propôs um empréstimo com valor de compra fixado para ser quitado na janela seguinte, deste janeiro de 2021. Os moldes, porém, não animaram o presidente Alexandre Campello uma vez que a conclusão do negócio ficaria para depois de seu mandato.
Assim, pendentes acerto do modelo de transferência e convencimento de Alexandre Campello diante do prazo curto para o encerramento da janela, o negócio não saiu. O ENM apurou, entretanto, que Vasco e o staff de Riquelme, de 18 anos, aguardam uma nova investida da Real Sociedad na janela que abre em breve.
A Real Sociedad é terceira colocada no Campeonato Espanhol, com 30 pontos, a seis pontos do Real e a oito do Atlético de Madrid, segundo e primeiro colocados respectivamente. Para a lateral-esquerda, o clube basco conta com os espanhóis Nacho Monreal (34) e Aihen Muñoz (23).
QUASE NO PSG
O interesse europeu no jovem lateral-esquerdo do Vasco vem de longa data. Em agosto de 2019, Riquelme, então assessorado pela NN Consultoria, empresa que gere a carreira de Neymar, esteve perto de acertar com o Paris St-Germain. Porém, a pressão da estrela brasileira por deixar o PSG naquela mesma janela estraçalhou a relação entre o clube francês e o staff responsável pela carreira dos dois jogadores.
Riquelme tem contrato com o Vasco até julho de 2023. A multa rescisória é de 36 milhões de euros.