Dia 25 de maio é um dia bastante comemorativo para os argentinos. Além de ser dia da pátria, é também aniversário de um dos maiores clubes do país, o River Plate. Seu maior adversário, o Boca Juniors, também comemora neste dia, aniversário de seu estádio, a La Bombonera.
Em um dia de festa para Millonarios e Xeneizes, o Esporte News Mundo te conta a história desta rivalidade, que é considerada por muitos a maior do mundo.
Como tudo começou
Para começarmos a entender, devemos viajar até o início do século XX, quando ambos os clubes foram fundados. Nesta época, imigrantes italianos viajavam da cidade de Genova até a Argentina, e lá desembarcavam no bairro de La Boca. Muitos desses italianos chegavam e se fixavam, portanto o bairro de La Boca e outros próximos foram ficando cheios de imigrantes. Como o futebol já era uma grande paixão na Itália, os genoveses começaram a criar clubes de futebol pela cidade. Assim, em 25 de maio de 1901 foi fundado o Clube Atlético River Plate. Já em 03 de abril de 1905 nasceu o Clube Atlético Boca Juniors.
O jornalista argentino Pablo Saraniti explica como essa rivalidade iniciou “Os dois clubes foram fundados no bairro de La Boca, então pela proximidade dos dois que começou essa tensão. Os clubes permaneceram por muitos anos sem um estádio fixo. Enquanto o Boca permanecia na zona sul de Buenos Aires, o River não, ele passou por várias zonas de Buenos Aires.” conta
Uma disputa pelo bairro de La Boca se iniciou entre os clubes, entretanto depois de anos, o Boca Juniors finalmente se estabeleceu definitivamente no bairro e o River Plate teve que se mudar. Em 1923, o clube rojo e blanco definiu sua sede no bairro de Recoleta, onde construiu um estádio para 40 mil pessoas. Nesta época o clube já contava com mais de cinco mil sócios registrados. Em 1938, o clube fixou definitivamente no bairro de Núñez, onde construiu seu estádio, o Monumental, e permanece ali até hoje. Já o Boca, construiu seu estádio La Bombonera em 1940 e ali também está até os dias atuais.
Os apelidos
Os clubes de futebol sempre terão apelidos, sejam eles legais ou não, e no caso de River e Boca não foi diferente.
O clube azul y oro é conhecido pelos apelidos de Xeneize e Bostero. O primeiro surgiu por sua origem italiana, em que os genoveses chamavam o bairro de “Zena”, sendo assim os “Zeneixe”, os argentinos então adaptaram para Xeneize. Já o segundo surgiu como provocação de seus adversários, principalmente do River Plate. O bairro de La Boca sofreu por alguns anos com inundações e por isso o sistema de esgoto do bairro não deu conta, deixando um mau cheiro, por isso o apelido de Bosteros. Entretanto, torcedores do Boca Juniors hoje em dia, já não se ofendem mais com o apelido.
Já o River Plate é conhecido por Millonario ou Gallinas. O primeiro surgiu por conta de transações de dinheiro astronômicas envolvendo o clube. Em 1931, o clube comprou o jogador Carlos Peucelle pela quantia de 10.000 pesos e logo em seguida desembolsou 35 mil pesos para o atleta Bernabé Ferreyra. Na época os valores eram extremamente altos e por isso o clube ficou conhecido como “os milionários”. Há também o fato de que quando River Plate se mudou, acabou se fixando em uma zona rica da cidade, deixando assim seu apelido.
Já o apelido de Gallinas surgiu pois em 1966, o River ia vencendo a final da Copa Libertadores da América por 2 a 0 diante do Peñarol, entretanto levaram a virada e perderam por 4 a 2. No jogo seguinte, os torcedores do Banfield jogaram uma galinha em campo (no Brasil seria o mesmo que jogar pipoca no time, dizendo que é o clube é pipoqueiro) e por conta disso o clube passou a ser chamado de Gallina. Entretanto, o clube também não se irrita com o apelido nos dias atuais.