A vitória da última quarta-feira (8), contra o América-MG por 3 a 0 não mudou muito a situação do Coritiba na tabela, entretanto foi importante para um atleta alviverde. O atacante Robson balançou as redes mais uma vez e agora se igualou a Alef Manga no número de gols marcados pelo Coxa na temporada e coleciona outras estatísticas muito interessantes em 2023.
+ Coritiba soma mais pontos fora de casa do que dentro do Couto em 2023 no Brasileirão
Com 13 gols marcados na temporada, Robson igualou o ex-atacante do Coritiba Alef Manga no número de bolas na rede na temporada. O ex-camisa 11 do Coxa deixou o clube no meio do ano e desde então era o artilheiro isolado do clube com 13 gols, agora o camisa 30 iguala o artilheiro da temporada passada e soma mais uma lista importante de números individuais.
Olhando para as suas temporadas mais goleadoras e com participações em gols, Robson está a dois gols de igualar seu ano com mais gols na carreira e está a um gol ou assistência para igualar sua temporada com mais participações em gols. Em 2023, o camisa 30 soma 13 gols e seis assistências, enquanto sua temporada com mais participações em gols e artilheira foi em 2020, pelo Fortaleza, onde marcou 15 gols e cinco assistências.
Com 11 gols marcados no Brasileirão está no top 5 de artilheiros do torneio, o camisa 30 do Coritiba está empatado com Suárez, Vitor Roque e Pedro. O atacante alviverde também está no top 5 de jogadores com mais participações em gols, com 15. Com apenas cinco jogos restando para o fim do torneio, Robson deve terminar como artilheiro do Coxa no Campeonato Brasileiro, algo que ele já atingiu em 2020, onde marcou oito gols.
A marca de gols de Robson pelo Coritiba no Brasileirão atual é tão expressiva que desde 2015 um atleta do Coxa não marca tantos gols pelo clube no torneio. O último jogador a marcar mais de 11 gols pelo Verdão no Brasileirão foi Henrique Almeida, em 2015, e Alex, em 2013, a dupla balançou as redes 12 vezes em cada temporada.
Temporadas mais artilheiras pelo Coritiba no Brasileirão
- 1- Keirrison (2008): 21 gols
- 2- Marcelinho Paraíba (2009): 14 gols
- 3- Henrique Almeida (2015): 12 gols
- 4- Alex (2013): 12 gols
- 5- Robson (2023): 11 gols
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Nos últimos cinco jogos do Coxa, Robson tem cinco gols e uma assistência e no próximo sábado (11), às 16h, contra o Cruzeiro, na Vila Capanema, em partida válida pela 34ª rodada do Brasileirão, o atacante terá mais uma chance de seguir sua ótima fase.