Corinthians

Roger Guedes teve mudança de posição no Corinthians contra o Fortaleza; Veja como foi a atuação do atacante

Roger Guedes

O Corinthians enfrentou o Fortaleza na última segunda-feira (8), em empate por 1 a 1, e teve como principal destaque no jogo a mudança de posicionamento do Roger Guedes, que jogou adiantado. O camisa 10 finalizou oito vezes na partida, sendo quatro delas ao gol.

A MUDANÇA DE ROGER GUEDES DEU CERTO?

Novamente como na última partida, o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou o time no esquema 4-2-3-1, com dois volantes, um meia, três pontas e um centroavante. No outro jogo, Yuri Alberto foi o centroavante, e Roger Guedes jogou pela esquerda.

Ao fim da partida, Luxemburgo entendeu que Roger Guedes tinha que estar próximo ao gol, por sua capacidade de marcação e deficiência defensiva, sacando o Yuri Alberto do time principal e dando chance para outro ponta.

Assim, Luxemburgo repetiu o esquema, mas com Pedro na ponta esquerda e Roger Guedes como “camisa 9”, jogando com liberdade. No meio, Luxemburgo trocou Giuliano por Matheus Araújo.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramKoo e TikTok.

Na prática, Roger Guedes teve mais liberdade para jogar, porém, não teve muita aproximação. Matheus Araújo focou muito na parte defensiva e, com Adson e Pedro jogaram bem abertos, o camisa 10 não participou de tabelas.

Roger Guedes estava próximo do gol, mas não tinha chances tão claras, por falta de espaço e por não gerarem jogo ao atacante, sem um meia de criação. O atacante finalizou bastante na partida, mas sem causar dificuldades ao goleiro adversário.

Jogando nesse sistema, como Guedes avançado, o atacante precisa de mais movimentação ofensiva dos companheiros, ou de jogadores com maior poder de criação, para gerar jogo ao craque. Como os laterais não usam o corredor, pelo menor vigor físico, os pontas de abrem e o meia se sobrecarrega na criação.

Ainda na mesma partida, Vanderlei mudou o esquema e Roger Guedes pôde se encontrar no jogo. O técnico proporcionou a entrada de Yuri Alberto, para jogar ao lado de Guedes, e o atacante pode tabelar mais e ter mais liberdade para se movimentar.

Com a mudança, Guedes teve liberdade para se movimentar, já que Yuri Alberto estava mais a frente, e se posicionou na esquerda, cruzando na área, chegando nos pés de Yuri, fixado na área, que marcou o gol corintinano.

A mudança de esquema proporcionou novas oportunidades ofensivas, mas também deu espaço na defesa, já que, com as trocas, o Corinthians perdeu jogadores de marcação no meio campo, e estava com mais atletas a frente.

O Vanderlei Luxemburgo terá trabalho para pensar em um esquema mais equilibrado, que saiba marcar, mas que possa produzir ofensivamente. O técnico tenta encontrar a melhor posição para o Roger Guedes, o principal jogador do Timão no ano.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo