Tática ENM

As ideias táticas de Rogério Ceni

As ideias táticas de Rogério Ceni

(Photo by NELSON ALMEIDA / AFP) (Photo by NELSON ALMEIDA/AFP via Getty Images)

Conheça o modelo tático de , Rogério Ceni novo técnico do Bahia

+ LEIA MAIS

Bahia  definiu seu novo treinador. Na noite de sabado (9), Rogério Ceni aceitou a proposta oferecida pelo Bahia para comandar o Tricolor de Aço e assinou contrato até 2025. Rogério Ceni chega ao Bahia para buscar manter a filosofia do Grupo City.

ESQUEMA DE JOGO

Todos os times que Rogério Ceni treinou – São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Flamengo- tinham o mesmo desenho na hora de atacar. A equipe se desenhava de uma forma bem posicional com a posse de bola. Dois laterais bem abertos para abrir o campo, quatro atacantes (entre eles um centroavante de mais presença de área) bem perto dos zagueiros e volantes dos adversários e um volante vindo buscar a bola entre os dois zagueiros, a famosa “saída de três”, um 3-4-3

SAÍDA DE BOLA

As equipes de Rogério Ceni sempre buscaram uma saída mais curta com zagueiros, construção com tabelas rápidas, chegada com muitos jogadores na área rival e inversões pelos lados do campo para criar chances de gol. Quando precisa fazer um jogo mais direto, os pivôs acabam sendo os alvos para prender a defesa e abrir espaços,  ou então passes diretos para os alas que são praticamente pontas em organização ofensiva.

COMO ATACA

Para chegar ao gol adversário, os times de Rogério Ceni sempre procuram os lados do campo com os alas e um jogo mais vertical. Mesmo que saia jogando curto com zagueiros, as equipes não costumam fazer uma grande posse de bola e ficar rodando contra o adversário. O técnico prioriza sempre ter dois jogadores bem abertos, enquanto 3 a 4 atletas ficam em zonas centrais.

COMO DEFENDE

 Pressão alta em campo adversário, enquanto os atacantes fecham a linha defensiva, tentando induzir ao erro, o ponto chave acabam sendo os alas que já marcam os laterais rivais e os meio-campistas encaixam no meio adversário; enquanto os zagueiros podem ter em algum momento apenas um jogador na sobra — ou até mesmo nenhum dependendo da pressão alta.

Em zonas intermediárias/baixas, a equipe acaba por priorizar pressão no setor da bola e defender em 5-4-1 para aproveitar as transições.

+ Para ficar por dentro de tudo que acontece no Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

O novo treinador do Bahia desembarcou em Salvador neste domingo. O primeiro contato com o elenco e coletiva de imprensa será nesta segunda-feira (11). Com uma nova comissão técnica também contará com os auxiliares Charles Hembert, Leandro Macagnan e Nelson Simões, além do preparador físico Danilo Augusto.

O Bahia segue em meio a sequência de confrontos diretos na luta contra o rebaixamento. Na quinta-feira da semana que vem, 14 de setembro, o Esquadrão visita o Coxa no Couto Pereira, em Curitiba, às 20h.

E para você, torcedor do Tricolor? O novo treinador agradou ? O que o Bahia precisa para fugir dessa situação no Campeonato Brasileiro?

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo