Em duelo realizado no Stadio Olimpico, válido pela 30ª rodada do Campeonato Italiano neste domingo (16), a Roma venceu a Udinese por 3 a 0.
No primeiro tempo, os comandado de José Mourinho tiveram 100% de aproveitamento nas finalizações (4/4) e não sofreram nenhuma chance clara de gol da equipe adversária.
Logo no início da etapa complementar, a Roma definiu o placar com Pellegrini, administrando o resultado no restante da partida para confirmar a vitória. Tammy Abraham transformou a vitória em goleada aos 45′ do segundo tempo.
Com este triunfo, a Roma chegou à 56 pontos e abriu vantagem em relação ao Milan (53) dentro do G-4, em terceiro lugar, atrás de Lazio (61) e Napoli (75). Do outro lado, a Udinese possui 39 pontos, em 12º lugar.
From the captain with love! ?#ASRoma #RomaUdinese pic.twitter.com/o7MEk3Y5H7
— AS Roma English (@ASRomaEN) April 16, 2023
Roma não sofreu sustos no primeiro tempo
Nos primeiros dez minutos, a equipe de José Mourinho foi mais vertical e insistente no campo ofensivo em relação à Udinese, que desperdiçou uma chance aos 9′ depois que Lazar Samardzic experimentou chute de fora da área.
Buscando maiores espaços, a Roma optou por utilizar mais o corredor direito e Cristante chegou perto do gol aos 13′ na testada firme, após cruzamento de Georginio Wijnaldum. Na sequência, Silvestri salvou a Udinese em duas oportunidades após bola perdida na área.
Para a sorte dos visitantes, a intensidade do jogo no primeiro tempo caiu bastante após atendimento médico para Success e Cristante em choque de cabeça. Contudo, a Roma voltou a acelerar aos 32′ e parou em grande defesa de Silvestri no chute firme de Wijnaldum.
Logo na sequência, enfim surgiu uma clara oportunidade de gol depois que o VAR chamou e o árbitro marcou pênalti ao detectar que Roberto Pereyra resvalou com a mão na bola dentro da área em cobrança de escanteio. Cristante parou em Silvestri no canto direito, mas o goleiro deu rebote e Bove aproveitou para abrir o placar.
Udinese desperdiça pênalti e sofre goleada
O início do segundo tempo evidenciou a estratégia romanista para a sequência da partida: administrar a vantagem com domínio da posse de bola até surgir uma oportunidade real de gol. A estratégia foi bem sucedida com apenas 10 minutos.
Lorenzo Pellegrini acertou um grande chute no ângulo esquerdo após passe de Andrea Belotti em jogada de contra-ataque em velocidade, especialidade das equipes comandadas por Mourinho.
A Udinese teve uma grande oportunidade aos 21′ depois que Mancini resvalou deliberadamente com o braço na bola. No entanto, Roberto Pereyra parou em defesa do goleiro Rui Patricio no canto esquerdo após cobrança penal mal executada.
Ainda houve tempo para a Roma ampliar a goleada antes do apito final. Tammy Abraham testou firme no ângulo esquerdo após cruzamento de Spinazzola para fechar o placar no Stadio Olimpico.
FICHA TÉCNICA
ROMA 3-0 UDINESE
Data: 16/04/2023, 15:45
Estádio: Stadio Olimpico
Competição: Serie A 2022/23 – 30ª Rodada
Gols: 1T 37′ E.Bove (ROM); 2T 10′ Pellegrini (ROM); 2T 45′ T.Abraham (ROM)
Substituições – ROM: T.Abraham (A.Belotti); N.Zalewski (El Sharaaway); L.Spinazolla (Z.Çelik); B.Tahirovic (L.Pellegrini)
Substituições – UDI: F.Ebosele (K.Ehizibue); S.Pafundi (L.Samardzic); I.Nestorovski (S.Lovric); F.Thauvin (I.Success); A.Masina (D.Udogie)
Roma: Rui Patrício; Mancini, Llorente, Smalling; Celik, Cristante, Bove, Wijnaldum, El Shaarawy, Pellegrini, Belloti. Técnico: José Mourinho
Udinese: Silvestri; Becao, Bijol, Perez, Ehizibue, Samardzic, Walace, Lovric, Udogie, Pereyra, Success. Técnico: Andrea Sottil