A temporada do São Paulo acabou há uma semana e agora, é momento de pensar no próximo ano, promovendo saídas, renovações de contratos e chegadas.
O Clube já chegou a dispensar pelo menos cinco jogadores: Éder, Andres Colorado, Reinaldo, Miranda e Marcos Guilherme, sendo que ainda outros ainda devem sair (a exemplo de Luizão, André Anderson e Igor Gomes, que ainda não entraram em um consenso).
Ainda passando por um momento conturbado financeiramente, o Clube tem a missão de ir ao mercado e encontrar peças de reposição e além disso, reforçar alguns setores. Porém, não será algo fácil. Com a crise financeira, a diretoria terá que buscar jogadores que rendam, mas gastando pouco, o que tem sido bastante complicado no mundo do futebol.
Veja algumas posições que o São Paulo deve priorizar para a próxima temporada.
Goleiros: O São Paulo chegou a contratar dois goleiros na temporada passada: Jandrei e Felipe Alves. O primeiro chegou antes e vinha ocupando a titularidade, mas após a chegada de Felipe, ficou mais no banco de reservas. A dupla se revezou durante o ano, mas é verdade que nenhum teve uma sequência de brilhantes atuações. Não à toa que John, goleiro do Santos, é um desejo da diretoria.
Zagueiros: Uma das posições que mais sofreu na reta final no São Paulo. Isso porque, Miranda não renovou e já se despediu, Luizão deve deixar o time e Léo possivelmente também não deve permanecer. Com isso, os únicos na lista de Rogério Ceni são: Diego Costa, Arboleda, Nahuel Ferraresi, Lucas Beraldo e Walce – desses dois últimos, somente Beraldo atuou nesta temporada, mas poucas vezes e Walce se quer foi relacionado, já que ainda se recupera de uma grave lesão.
+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Meio-de-campo: A verdade é que o time do técnico Rogério Ceni necessita de um jogador que arme jogadas e com boa visão de jogo, já que no elenco não possui alguém com essa característica tão aguçada. Além disso, Igor Gomes possui contrato até o final de março e deve deixar o São Paulo.
Lateral-esquerda: Outro que já se despediu do Clube foi Reinaldo, após dez anos. Hoje, Ceni possui apenas Welington na posição de ofício, com isso, a diretoria precisa buscar um lateral, já que outro da posição, o jovem Patrick Lanza ainda reveza entre o sub-20 e o profissional.
Pontas: Esta posição sempre foi um desejo do treinador desde que retornou ao São Paulo, porém, a diretoria até então não conseguiu atender o pedido.
Veja o que o técnico Rogério comentou sobre o planejamento do elenco do São Paulo para 2023:
— Tivemos algumas e devemos ter algumas outras saídas, vai depender de quão assertivo naquilo que formos buscar no mercado. Normalmente não dá para contratar os jogadores que a gente pede devido a concorrência e temos que achar peças alternativas para compor o elenco que dê mais chance de mudança de jogo, mas acho que vai ser um ano mais difícil não só para o São Paulo. (…) Alguns setores temos que tentar reforçar, mas espero que consigamos fazer nos próximos 30 dias ou 45 onde entra na preparação final do ano que vem.