São Paulo

São Paulo e Palmeiras iniciam decisão do Paulistão com times diferentes da final de 2021; compare

São Paulo e Palmeiras iniciam decisão do Paulistão com times diferentes da final de 2021; compare
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

São Paulo e Palmeiras começam a decidir, nesta quarta-feira (30), às 21h40, o Campeonato Paulista 2022. No ano passado, o Tricolor levou a melhor sobre o Verdão, vencendo o jogo da volta por 2 a 0 após empate sem gols na ida. Agora, nesta nova final, os prováveis times que devem iniciar o confronto são bem diferentes daqueles de 2021.

QUAIS AS DIFERENÇAS DO SÃO PAULO DA FINAL DO CHOQUE-REI DE 2021?

O Tricolor chega um pouco modificado para o confronto diante do rival. Isso porque desde a última final em 2021, a equipe contratou algumas peças novas para a temporada e outras que saíram do time há algum tempo.

A equipe – hoje comandada por Rogério Ceni – encerrou um jejum de quase nove anos sem nenhum título (sob o comando do técnico argentino Hernan Crespo) vencendo o Palmeiras na temporada passada por 2 a 0 no Morumbi, com gols de Luan e Luciano. Naquela ocasião, Crespo mandou a campo: Volpi, Arboleda, Miranda, Léo, Igor Vinicius, Liziero, Luan, Gabriel Sara, Igor Gomes, Pablo e Reinaldo. William, Nestor, Rojas e Luciano entraram no decorrer da partida.

Para esta temporada, o São Paulo contratou Jandrei, Rafinha, Alisson, Patrick e Nikão e não conta com pelo menos nove jogadores que jogaram naquela final de 2021. A defesa não tem mais Bruno Alves, que atualmente defende as cores do Grêmio. Na lateral, Orejuela, que foi para o Athletico. No meio-campo, se despediu de Hernanes que chegou a jogar pelo Sport, William que após somente nove jogos deixou a equipe e atualmente está no CSA e Liziero que defende o Internacional.

Já no ataque não conta mais com Rojas, que rescindiu, Galeano que retornou ao time paraguaio Rubio Ñu, Shaylon que agora defende o Atlético-GO e Pablo que foi para o Athletico. Todos estavam no banco de reservas naquela ocasião.

Para a partida, o técnico Rogério Ceni não deve ter somente o meia Gabriel Sara – que foi titular na final – devido a uma entorse no joelho esquerdo. O atleta vem se recuperando sob os cuidados dos fisioterapeutas na parte interna do CT. A equipe do Morumbi deve ter:  Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington (Reinaldo); Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Alisson e Igor Gomes (Marquinhos); Eder e Calleri.

+ Para saber tudo sobre o São Paulo e Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

E O PALMEIRAS?

No Palmeiras, algumas alterações podem ocorrer somente devido a lesões recentes, casos do goleiro Weverton (trauma na mão esquerda) e o volante Danilo (trauma na coxa esquerda). O zagueiro Luan já está fora do time há um mês devido a uma lesão, e o recém-contratado Murilo vem o substituindo muito bem. As escalações que serão comparadas, aqui, referem-se ao jogo decisivo (da volta) da final anterior.

No total, à exceção das lesões desses titulares, serão, ainda, seis trocas com relação à final de 2021. Na zaga, Renan praticamente não vem atuando neste ano, e dá lugar a Piquerez, que, durante os jogos, ora atua mais à frente como um lateral esquerdo, ora faz um terceiro zagueiro, à esquerda da defesa.

Na lateral-direita, Marcos Rocha estava lesionado naquela ocasião, e Mayke jogou. Hoje, Rocha está ainda mais consolidado como lateral-direito titular. Na esquerda, Victor Luis não está mais no clube, tendo sido negociado com o Fortaleza. No meio-campo, a dupla de volantes foi formada por Felipe Melo e Danilo Barbosa, que também já deram adeus ao Allianz Parque.

Enquanto o ex-capitão alviverde virou reforço do Fluminense, Danilo retornou para o clube de onde estava emprestado, o Nice (FRA). O ídolo Dudu ainda estava no Catar, defendendo as cores do Al Duhail, e acabou fazendo muita falta ao time naquele período. Hoje, o trio de ataque é formado por Raphael Veiga, Dudu e Rony, que vem dando muito certo juntos. Em 2021, Luiz Adriano foi um dos titulares e, após ter vivido um grande período sem gols e com atuações decepcionantes, teve seu contrato rescindido.

Apesar de não ter mais um centroavante de renome, Rony, que vem atuando na função, tem números melhores do que Luiz. São quatro gols e duas assistências no ano, tendo marcado gols nas duas partidas de mata-mata do estadual até aqui. Gustavo Scarpa é outro jogador que vem sendo muito mais utilizado, pelo lado esquerdo alviverde, e deverá, ao contrário de 2021, ser titular nesta quarta-feira.

Para elucidar melhor as diferenças nas escalações, o Palmeiras jogou a decisão com Weverton; Luan, Gustavo Gómez, Renan; Mayke, Felipe Melo, Danilo Barbosa, Victor Luis; Raphael Veiga, Rony e Luiz Adriano. Neste momento, para tentar à revanche, o time deverá ter: Marcelo Lomba (Weverton); Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez; Jailson (Danilo), Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga; Dudu e Rony.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo