Com o sorteio realizado na CBF, na última terça-feira (6), foram definidos os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil. Dentre os jogos, haverá novamente o clássico Choque-Rei entre São Paulo e Palmeiras, assim como nas oitavas do ano passado, quando os são-paulinos levaram a melhor nos pênaltis.
A primeira partida acontecerá no Morumbi, na semana do dia 5 de julho, enquanto a volta será no Allianz Parque, na semana do dia 12. Antes disso, as equipes de Dorival Júnior e Abel Ferreira se enfrentam no próximo domingo (11), pela 10ª rodada do Brasileirão.
Os clubes têm se encontrado muitas vezes em fases eliminatórias nos últimos anos. Desde 2019, o Verdão teve de encarar o Tricolor em cinco oportunidades, três vezes pelo Paulistão, uma pela Libertadores da América e outra pela Copa do Brasil. Nesses duelos, foram três classificações para o São Paulo e duas para o Palmeiras.
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Na semifinal do Campeonato Paulista de 2019, o clássico foi decidido nas penalidades máximas após dois empates sem gols no Morumbi e no Allianz Parque. Em pleno estádio palmeirense, o São Paulo de Cuca eliminou o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari e avançou para a final daquela edição, terminando como vice-campeão.
O Choque-Rei decidiu o Paulistão por dois anos seguidos, em 2021 e 2022. Na primeira oportunidade, o São Paulo de Hernán Crespo levou a melhor e saiu de uma incômoda fila de quase uma década sem títulos após empatar sem gols no Allianz Parque e vencer por 2 a 0 no Morumbi. No ano seguinte, o Tricolor ficou perto do bicampeonato após vencer o jogo de ida em casa, por 3 a 1, mas uma derrota por 4 a 0 no jogo de volta fez com que o Palmeiras de Abel Ferreira comemorasse o título diante de sua torcida.
Ainda em 2021, as equipes se encontraram nas quartas de final da Copa Libertadores, quando o Palmeiras buscou o empate no Morumbi e venceu com autoridade no Allianz Parque, por 3 a 0, para chegar à semifinal e, posteriormente, conquistar pela terceira vez o principal torneio do continente.
A última vez que o clássico aconteceu em um mata-mata foi no ano passado, nas oitavas de final da Copa do Brasil. O São Paulo de Rogério Ceni venceu a primeira partida em casa por 1 a 0 e perdeu fora por 2 a 1, num jogo com muitas polêmicas envolvendo a arbitragem. No fim, o Tricolor levou a melhor nos pênaltis e eliminou o rival da competição.