São Paulo

São Paulo encerra década com mais uma eliminação; Foi a 28ª entre 2010 e 2020

São Paulo encerra década com mais uma eliminação; Foi a 28ª entre 2010 e 2020
Reprodução/SPFC

Embora esteja mais vivo do que nunca no Campeonato Brasileiro, torneio que lidera com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o São Paulo termina a década 2010-2020 com números preocupantes. Somente em competições mata-mata, foram 28 eliminações nos últimos dez anos. A última delas foi na Copa do Brasil, com o time sendo desclassificado pelo Grêmio de Renato Gaúcho e Diego Souza.

Nesse período, o São Paulo Futebol Clube foi presidido por três nomes: Juvenal Juvêncio, até 2014; Carlos Miguel Aidar, até 2015; e Leco, que assumiu o clube logo após Aidar e passará o bastão para Julio Casares, ex-marqueteiro do clube, tomar a frente das decisões a partir desta sexta-feira (01 de janeiro de 2021). Desses, somente Juvenal Juvêncio saboreou o gosto de levantar um caneco.

Foi sob seu comando que o São Paulo venceu o Tigre-ARG e se consagrou campeão da Sul-Americana de 2012. O título, aliás, foi o último vencido pela equipe profissional do Tricolor Paulista. De lá para cá, o que não faltaram foram decepções. Para a tristeza do torcedor são-paulino, muitas delas aconteceram no próprio Morumbi.

Não colocando nesta conta a Recopa de 2013, em que o São Paulo acabou derrotado para o Corinthians, nem a Copa Suruga do mesmo ano, que acabou vencida pelo Kashima Antlers-JAP, o tricolor disputou apenas duas finais na última década: a da Sul-Americana de 2012 e a do Campeonato Paulista de 2019.

No segundo torneio, a equipe, após derrotar o Palmeiras em pleno Allianz Parque, encarou o Corinthians. Com a partida de volta sendo disputada em Itaquera, o tabu foi mantido: vitória corintiana e mais tempo na fila para o São Paulo, que não levanta o estadual desde 2005. Aliás, jogando contra o Corinthians na zona leste da capital paulista, o tricolor ainda não venceu. Foram 13 jogos e nenhuma vitória.

Mesmo com o retrospecto negativo recente, que inclui eliminações para clubes de outra expressão, como por exemplo Avaí, Ponte Preta, Penapolense, Audax, Juventude, Colón, Talleres e Mirassol, o são-paulino tem o que vislumbrar para 2021: seu time segue como o favorito ao título do Campeonato Brasileiro, que será finalizado no início de 2021.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo