São Paulo e Athletico Paranaense duelam no Morumbi, pela 11ª rodada do Brasileirão, nesta quarta-feira (21), às 19h (horário de Brasília). Enquanto o Tricolor tenta se recuperar da derrota no clássico contra o Palmeiras, o Furacão passa por um momento de transição com as saídas de Felipão da diretoria de futebol e de Paulo Turra do comando técnico.
O histórico do confronto é marcado pelo equilíbrio, mas os paulistas levam uma pequena vantagem. Ao todo, se enfrentaram 67 vezes, com 23 vitórias do São Paulo, 23 empates e 21 vitórias do Athletico. Nos últimos 10 confrontos, são cinco triunfos do Tricolor, contra apenas dois do Furacão, além de três empates.
Um dos confrontos mais emblemáticos aconteceu em 2005, na final da Copa Libertadores da América. Após um empate por 1 a 1 no Beira-Rio (mando do Athletico), o São Paulo goleou por 4 a 0 no Morumbi e se sagrou o primeiro tricampeão da competição.
Mas em outras competições, o Furacão levou a melhor, como na Copa Sul-Americana de 2008, quando eliminou o Tricolor nos pênaltis, e na Copa do Brasil de 2018, quando venceu na Arena da Baixada por 2 a 1 e segurou o empate em 2 a 2 no Morumbi para avançar de fase.
Para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
FICHA TÉCNICA – SÃO PAULO X ATHLETICO:
- Data e horário: 21 de junho de 2023, às 19h00 (horário de Brasília);
- Local: Estádio do Morumbi – São Paulo (SP);
- Árbitro: Sávio Pereira Sampaio – DF (FIFA);
- Assistente 1: Nailton Júnior de Sousa Oliveira – CE (FIFA);
- Assistente 2: Marcia Bezerra Lopes Caetano – RO;
- Quarto Árbitro: Douglas Marques das Flores – SP;
- VAR: Wagner Reway – PB (VAR-FIFA);
- Onde assistir: A partida será transmitida pelo Premiere e SporTV. O torcedor também acompanha em tempo real no Esporte News Mundo.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
São Paulo: Rafael; Rafinha, Diego Costa (Alan Franco), Beraldo e Caio Paulista; Luan, Gabi Neves, Rodrigo Nestor e Alisson; Luciano e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.
Desfalques: Jandrei, Ferraresi, Moreira, Igor Vinícius, Welington, Talles Costa, Galoppo, e Erison (lesionados); Michel Araújo (suspenso e lesionado); Pablo Maia (suspenso); Arboleda (convocado).
Athletico: Bento; Madson (Khellven), Thiago Heleno, Pedro Henrique e Fernando; Hugo Moura, Christian, Vitor Bueno e Terans; Cuello e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho.
Desfalques: Fernandinho (lesionado); Pablo (recuperação); Canobbio (convocado).