Os jogos da segunda janela da fase de grupos da BCLA aconteceram entre os dias 17 e 28 de janeiro, com as três equipes brasileiras em quadra em momentos totalmente diferentes, seja na competição ou em toda a temporada.
O Grupo C comandará os três primeiros dias da janela, entre 17 e 19, com jogos entre Flamengo, Boca Juniors e Hebraica Macabi. Nos dias 20 a 22, o Grupo A, sem brasileiros, e o Grupo D, de SESI Franca, UdeC e Obras Sanitárias, farão seus jogos simultâneos. Já o Grupo B jogará apenas entre os dias 26 e 28, entre São Paulo, Nacional e Quimsa.
Para saber mais informações sobre a NBA, NBB e o mundo do basquete, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Grupo A
Único sem equipes brasileiras, o grupo A fará sua segunda janela da BCLA em Puerto La Cruz, Venezuela, casa do Gladiadores de Anzoátegui.
Líder do grupo após começar o campeonato em casa, o Real Estelí buscará vitórias nos dois confrontos para já se garantir na próxima fase da competição, mas não terá vida fácil. Os Gladiadores chegaram a liderar o jogo contra o Estelí na primeira janela e terão a vantagem de jogar em casa para buscar a primeira colocação do grupo. Já o Halcones de Xalapa foi atrás de três reforços para mudar sua história na competição: o armador Alexis Elsener, o ala Gabriel Girón, veteranos de 35 anos, e o pivô com passagem por times como Monaco e Fenerbahce, Rašid Mahalbašić.
Jogos
- 20 de janeiro – 21h10 – Gladiadores de Anzoátegui x Real Estelí
- 21 de janeiro – 21h10 – Real Estelí x Halcones de Xalapa
- 22 de janeiro – 21h10 – Gladiadores de Anzoátegui x Halcones de Xalapa
Grupo B
O dono da casa do grupo da segunda janela da BCLA, o Nacional, do Uruguai, não poderá receber os jogos em seu estádio, por conta de obras não concluídas a tempo, e receberá São Paulo e Quimsa no estádio do Obras Sanitárias, em Buenos Aires, na Argentina.
Campeão da primeira edição da BCLA, o Quimsa chega como líder e favorito no grupo depois de dominar a primeira janela e pelo seu domínio na liga nacional, com apenas uma derrota em 15 jogos. O Nacional também faz um excelente campeonato nacional, com duas derrotas e 13 vitórias, na terceira colocação.
Já o São Paulo passa por momentos muito difíceis na temporada. Depois de uma grande reformulação na equipe antes da atual temporada, com perdas grandes como a de Marquinhos, Tulio e Elinho, a equipe paulista saiu de uma temporada como finalista do NBB e amarga uma 13ª colocação no NBB com nove vitórias e 13 derrotas.
Jogos
- 26 de janeiro – 21h10 – Nacional x Quimsa
- 27 de janeiro – 21h10 – Quimsa x São Paulo
- 28 de janeiro – 21h10 – Nacional x São Paulo
Grupo C
Único grupo com todas as equipes empatadas em número de vitórias, o grupo C jogará na casa do Hebraica Macabi, no Uruguai, nessa segunda janela da BCLA.
Apesar do grande favoritismo de Flamengo e Boca no grupo, os donos da casa mostraram que tem força para bater de frente no grupo: chegaram a ter 15 pontos de vantagem sobre o Flamengo e venceram o Boca na primeira janela. Os argentinos não fazem grande campeonato local, com 11 vitórias e seis derrotas, mas tem história e um time competitivo que os coloca sempre como favoritos nas competições em que está.
O Flamengo chega como a maior certeza do grupo. Com grande elenco montado para a temporada, a equipe carioca chegou a ter alguns problemas no início da temporada, com vitórias nada convincentes no NBB, mas mostrou grande melhora em seu jogo e ocupa um terceiro lugar no nacional, com 17 vitórias e quatro derrotas.
Jogos
- 17 de janeiro – 19h10 – Hebraica Macabi x Boca Juniors
- 18 de janeiro – 19h10 – Boca Juniors x Flamengo
- 19 de janeiro – 19h10 – Hebraica Macabi x Flamengo
Grupo D
O Grupo D, liderado pelo atual campeão SESI Franca, jogará a segunda janela da BCLA no Chile, casa do Universidad de Concepción.
Apesar de perder peças importantes para as conquistas dos últimos anos, como o armador Georginho e o pivô Lucas Mariano, Franca chega novamente como favorita. Segundo colocado no NBB, atrás de Minas por apenas uma derrota, a equipe encontrou em seus jovens, como Marcio, Zu Jr. e Nathan Mariano, jogadores prontos para liderarem a renovação sem perder o nível competitivo.
O Obras mostrou na primeira janela que tem condições de buscar sua vaga nos playoffs: venceu o UdeC e fez bom jogo contra o Franca. Na liga argentina, ocupa o sexto lugar, com nove vitórias em 15 jogos. Já a UdeC precisará fazer de seu mando de quadra a virada da equipe na competição, e a vitória da Copa do Chile pode trazer a moral necessária para isso.
Jogos
- 20 de janeiro – 18h40 – UdeC x Obras Sanitarias
- 21 de janeiro – 18h40 – Obras Sanitarias x SESI Franca
- 22 de janeiro – 18h40 – UdeC x SESI Franca