A técnica sueca Pia Sundhage anunciou nesta sexta-feira, 18, a lista com as 18 jogadoras que irão em busca da inédita medalha de ouro para a Seleção Brasileira Feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A treinadora também anunciou as quatro suplentes que poderão substituir as escolhidas em caso de lesão. O Brasil estreia nos Jogos Olímpicos no dia 21 de julho, contra a China, em Miyagi.
A frente da Seleção Brasileira Feminina há um ano e 11 meses, Pia soma 11 vitórias, cinco empates e três derrotas, e agora entrará na briga pelo ouro inédito. Para que isso aconteça, o elenco precisará desbancar o favoritismo das americanas, maiores vencedores na história das Olímpiadas.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
– Estamos nos preparando para jogar contra qualquer seleção. Não tem tempo para sentar na frente da TV e relaxar, elas têm que estar ligadas, seja a defesa ou ataque. Todo mundo tem que estar ligada, jogando na defesa ou no ataque-, comentou Pia com relação as metas para as Olímpiadas.
Antes do embarque para Tóquio, a seleção feminina fará um período de treinamento em Portland, nos Estados Unidos.
Na lista de convocadas estão as veteranas Martha e Formiga. Fora dos dois últimos amistosos, Cristiane, do Santos, principal artilheira das Olimpíadas, com 14 gols em quatro edições não foi relacionada para disputar os Jogos de Tóquio. A atleta de 36 anos entrou em campo oito dos 16 amistosos da seleção sob o comando de Pia Sundhage, e marcou dois gols.
– Normalmente, não respondo sobre jogadoras não chamadas, acho um insulto às que foram convocadas, mas vou falar em respeito à Cristiane. Temos observado de perto as jogadoras em seus clubes, e acredito que temos jogadoras em condição de representar bem a seleção -, declarou Pia.
Nas Olímpiadas de Tóquio, a Seleção brasileira feminina está no grupo F, e entrará em campo no dia 21 de julho, contra a China, na cidade de Rifu. No dia 24 o Brasil terá como adversário a Holanda, atual vice-campeã mundial, no mesmo local. O último desafio pela primeira fase será contra Zambia, dia 27, em Saitama.
Brasil x Canadá – 14/06/2021 Créditos: Richard Callis/SPP/CBF
Lista de convocadas da Seleção Brasileira Feminina para Tóquio:
Goleiras:
Bárbara – Avaí/Kindermann
Letícia – Benfica (POR)
Defensoras:
Poliana (Corinthians)
Bruna Benites (Internacional)
Rafaelle (Palmeiras)
Erika (Corinthians)
Tamires (Corinthians)
Jucinara (Levante-ESP)
Meias:
Formiga (São Paulo)
Andressinha (Corinthians)
Júlia Bianchi (Palmeiras)
Andressa Alves (Roma-ITA)
Marta (Orlando Pride-EUA)
Duda (São Paulo)
Debinha (North Carolina Courage)
Adriana (Corinthians)
Atacantes:
Ludmila (Atlético de Madrid-ESP)
Debinha (North Carolina Courage-EUA)
Bia Zaneratto (Palmeiras)
Geyse (Madrid CFF)
Suplentes
Aline (Tenerife)
Leticia Santos (Frankfurt)
Giovana Costa (Barcelona)
Andressa Alves (Roma)
+ LEIA MAIS SOBRE ESPORTES OLÍMPICOS
++ Acompanhe tudo sobre futebol feminino